A agroecologia na educação do campo : currículos, teoria/prática na licenciatura em Educação do Campo na UFPR - Setor Litoral

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMelzer, Ehrick Eduardo Martins-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral-
Autor(es): dc.creatorPagnussatti, Vanderlan, 1995--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T12:59:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T12:59:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-02-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63311-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63311-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Ehrick Eduardo Martins Melzer-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionTendo como base a formação de sujeitos com capacidade de trabalhar diante da realidade concreta e entendendo que essa é uma das concretudes da educação do campo, desenvolve-se uma pesquisa para compreender a Agroecologia na Educação do Campo e nas Escolas do Campo, com um olhar para os Currículos e para a teoria/prática na Licenciatura em Educação do Campo da UFPR-Litoral. Compreender os currículos tradicionais/dominantes para a construção de práticas pedagógicas na Educação do Campo, tendo como objetivo geral e específicos compreender as experiências na Agroecologia em uma relação com a Educação, visualizar as práticas pedagógicas na LECAMPO, Identificar na teoria-pratica as relações da agroecologia e a Educação do Campo, Indicando as potencialidades onde à agroecologia pode ser inserida como método para a relação ensino aprendizagem assim como evidenciar os processos pedagógicos e experiencias vividas na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza. A metodologia de pesquisa qualitativa com desenvolvimento de revisão bibliográficas com Base nos autores Altieri, Molina, Sá, Caldart, Apple, Sacristán, Freire, entre outros, bem como entrevistas e questionário desenvolvidos juntos aos educadores. Conclui que as experiências construídas, na turma Albert Einstein, proporcionam uma nova abordagem curricular. A construção de cursos como a LECAMPO, permite aos povos do Campo se inserirem nos processos formativos da própria comunidade, onde esses sujeitos passam a ter o acesso à educação superior e esses mesmos sujeitos são capacitados a dar aulas para as crianças, adolescentes, jovens e adultos de suas respectivas comunidades.-
Formato: dc.format46 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo - Estudo e ensino-
Título: dc.titleA agroecologia na educação do campo : currículos, teoria/prática na licenciatura em Educação do Campo na UFPR - Setor Litoral-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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