Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Melzer, Ehrick Eduardo Martins | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral | - |
Autor(es): dc.creator | Pagnussatti, Vanderlan, 1995- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T12:59:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T12:59:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63311 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63311 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Ehrick Eduardo Martins Melzer | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Tendo como base a formação de sujeitos com capacidade de trabalhar diante da realidade concreta e entendendo que essa é uma das concretudes da educação do campo, desenvolve-se uma pesquisa para compreender a Agroecologia na Educação do Campo e nas Escolas do Campo, com um olhar para os Currículos e para a teoria/prática na Licenciatura em Educação do Campo da UFPR-Litoral. Compreender os currículos tradicionais/dominantes para a construção de práticas pedagógicas na Educação do Campo, tendo como objetivo geral e específicos compreender as experiências na Agroecologia em uma relação com a Educação, visualizar as práticas pedagógicas na LECAMPO, Identificar na teoria-pratica as relações da agroecologia e a Educação do Campo, Indicando as potencialidades onde à agroecologia pode ser inserida como método para a relação ensino aprendizagem assim como evidenciar os processos pedagógicos e experiencias vividas na Licenciatura em Educação do Campo - Ciências da Natureza. A metodologia de pesquisa qualitativa com desenvolvimento de revisão bibliográficas com Base nos autores Altieri, Molina, Sá, Caldart, Apple, Sacristán, Freire, entre outros, bem como entrevistas e questionário desenvolvidos juntos aos educadores. Conclui que as experiências construídas, na turma Albert Einstein, proporcionam uma nova abordagem curricular. A construção de cursos como a LECAMPO, permite aos povos do Campo se inserirem nos processos formativos da própria comunidade, onde esses sujeitos passam a ter o acesso à educação superior e esses mesmos sujeitos são capacitados a dar aulas para as crianças, adolescentes, jovens e adultos de suas respectivas comunidades. | - |
Formato: dc.format | 46 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | A agroecologia na educação do campo : currículos, teoria/prática na licenciatura em Educação do Campo na UFPR - Setor Litoral | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: