As tecnologias no ensino de ciências : os desafios dos professores corregentes dos anos iniciais

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Autor(es): dc.contributorCamargo, Sérgio, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorLoeper, Juciele Gemin-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:09:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:09:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63252-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63252-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Sérgio Camargo-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 20/05/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p.127-132-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta pesquisa de natureza qualitativa foi desenvolvida junto com professores corregentes dos anos iniciais de escolas da Rede Municipal de Ensino (RME) de Curitiba. O estudo traz como objetivo central analisar os desafios pelos quais os professores corregentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental passam frente às tecnologias, no ensino de Ciências. Na fundamentação teórica, as tessituras conceituais de tecnologia foram fundamentadas em Sancho (1998), Tarja (2001), Ponte (2001), Borba (2018), Brito (2006 e 2016) e Gomes (2013 e 2018). A integração das tecnologias na prática pedagógica no ensino de Ciências dos anos iniciais foi embasada em Moran (2011 e 2013), Demo (2004), Roldão (2007), Contreras (2012), Laura Fumagalli (1998), Delizoicov e Slongo (2011), Pozo e Crespo (1998) e Millar (2013). E para compreender os documentos oficiais norteadores para o Ensino Fundamental da RME de Curitiba fundamentam-se no documento Currículo do Ensino Fundamental pela: LBD n.º 9.394/96, Moreira e Candau (1996), Silva (2011) e Sacristán (1998). O projeto político-pedagógico foi fundamentado em Vasconcelos (2002, 2006), Eyng (2002), Veiga (1995), Libâneo (2003 e 2017) e Freitas (2009); e o regimento escolar na Deliberação n.º 16/99-CEE, Watanabe (1999) e no Caderno de Subsídio à Organização do Trabalho Pedagógico (2012). Trazemos a função do professor corregente da RME de Curitiba, a partir dos ciclos de aprendizagem, leis regulamentadoras, Mainardes (2009), Krug (2006) e Garcia (2017), entre outros, que foram consultados visando ao aprofundamento teórico e à reflexão em relação aos desafios encontrados pelos professores corregentes em relação às tecnologias. Os instrumentos para a constituição dos dados foram questionários online, previamente estruturados, que contaram com a participação de 49 professoras, para delimitar os participantes para a entrevista, a qual se realizou com 13 professoras corregentes da primeira etapa do Ensino Fundamental de 11 escolas municipais, que enviaram práticas pedagógica na qual tivessem integrado tecnologia. Também analisamos o documento oficial norteador. o currículo do ensino fundamental da RME e os projetos político-pedagógicos e os regimentos das escolas participantes. Para análise dos dados, foi usada a metodologia de análise de conteúdos a partir de dois autores Bardin (2011) e o ciclo de codificação de Saldaña (2016) com o auxílio do software ATLAS.ti. Apresentamos três categorias tomadas como fatores dos desafios dos professores corregentes frente às tecnologias: fatores individuais, institucionais e documentais. Os resultados mostram que, nos fatores individuais, a tecnologia ainda é entendida e associada como apoio no processo do ensino-aprendizagem. Nos institucionais, que o ambiente escolar está obsoleto e precisa acompanhar as mudanças tecnológicas, renovando e atualizando seus equipamentos e, nos fatores documentais, mostrou-se a difusão entre a teoria e prática. Palavras-chave: Ensino de Ciências. Professores corregentes. Anos iniciais. Tecnologias. Desafios.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This qualitative research was developed together with co-teachers in elementary of schools of the Municipal Education Network (RME) in Curitiba. The main objective of this study is to analyze the challenges faced by teachers from the early years of primary education in the teaching of science. In the theoretical foundation, the conceptual tessituras of technology were based on Sancho (1998), Tarja (2001), Ponte (2001), Borba (2018), Brito (2006 and 2016) and Gomes (2013 and 2018). The integration of technologies in pedagogical practice in the teaching of science in the initial years was based on Moran (2011 and 2013), Demo (2004), Roldão (2007), Contreras (2012), Laura Fumagalli (1998), Delizoicov and Slongo (2011), Pozo and Crespo (1998) and Millar (2013). In order to understand the official documents for the Basic Education of the RME of Curitiba, they are based on the document Curriculum of Elementary Education by: LBD nº 9.394 / 96, Moreira e Candau (1996), Silva (2011) and Sacristán (1998). The political-pedagogical project was based on Vasconcelos (2002, 2006), Eyng (2002), Veiga (1995), Libâneo (2003 and 2017) and Freitas (2009); and the school regulations in Deliberation No. 16/99-CEE, Watanabe (1999) and in the Workbook for the Pedagogical Work Organization (2012). The main objective of this paper is to study the role of the RME teacher in Curitiba, based on learning cycles, regulatory laws, Mainardes (2009), Krug (2006) and Garcia (2017) among others, who were consulted for theoretical relation to the challenges faced by the co-ordinating teachers in relation to technologies. The instruments for the constitution of the data were online questionnaires, previously structured, which had the participation of 49 teachers, to delimit the participants for the interview, which was carried out with 13 teachers from the first stage of elementary school of 11 municipal schools, who sent pedagogical practices in which they had integrated technology. We also analyzed the official guiding document. the RME primary school curriculum and the politicalpedagogical projects and regiments of the participating schools. To analyze the data, the methodology of content analysis was used from two authors Bardin (2011) and the coding cycle of Saldaña (2016) with the help of software ATLAS.ti. We present three categories taken as factors of the challenges faced by the co-teachers of technology: individual, institutional and documentary factors. The results show that, in individual factors, technology is still understood and associated as support in the teaching-learning process. In the institutional ones, the school environment is obsolete and needs to follow the technological changes, renewing and updating its equipment and, in the documentary factors, the diffusion between theory and practice was shown. KEY-WORDS: Science Teaching. Co-teachers. Elementary School. Technologies. Challenges.-
Formato: dc.format183 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCiencias - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCiências (Ensino fundamental)-
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia educacional-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Título: dc.titleAs tecnologias no ensino de ciências : os desafios dos professores corregentes dos anos iniciais-
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