Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andreoli, Vanessa Marion | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral | - |
Autor(es): dc.creator | Torcate, Silmara de Fátima Scheleider, 1978- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:06:13Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:06:13Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-22 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63250 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63250 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Vanessa Marion Andreoli | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho foi desenvolvido na Escola Rural Municipal Milton Teilo, na comunidade do Guaraipo, Cerro Azul/PR, com o intuito de investigar em que medida a construção de uma horta orgânica na escola pode possibilitar e incentivar a alimentação saudável, além de contribuir com a Educação Ambiental. Nesse sentido, a horta pode se tornar um recurso pedagógico para o conhecimento dos estudantes quanto às consequências que os agrotóxicos estão causando à saúde e ao meio ambiente, permitindo a interação, e incentivando a reflexão sobre esse problema que está afetando gerações. O trabalho realizado buscou estimular a alimentação saudável na escola, por meio da construção coletiva de uma horta orgânica, ajudando a preservar o meio ambiente, procurando envolver todos os que fazem parte da escola e abordando as causas e consequências dos agrotóxicos para a saúde e o meio ambiente. Entre os resultados, foi possível perceber que a implantação de uma horta orgânica na escola é uma das alternativas para incentivar o cultivo da própria alimentação sem colocar em risco a saúde e, ainda que seja em um pequeno espaço, possibilita tanto o plantio quanto o trabalho interdisciplinar dos conteúdos pelos professores. Além disso, a horta orgânica como metodologia na escola do campo oferece aos estudantes a oportunidade de escolha consciente para o uso do alimento orgânico ou convencional. | - |
Formato: dc.format | 27 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Horta orgânica | - |
Título: dc.title | A horta escolar como ferramenta pedagógica : preservação ambiental e alimentação saudável na escola do campo | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: