Abordagem curricular da agroecologia nas escolas do campo : o caso do colégio estadual do campo contestado Lapa-PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndreoli, Vanessa Marion-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral-
Autor(es): dc.creatorMoresco, Roseni, 1990--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T12:59:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T12:59:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63229-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63229-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Vanessa Marion Andreoli-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO trabalho buscou analisar como as práticas escolares e os conteúdos curriculares da escola do campo vem abordando a Agroecologia, voltando sua análise para o 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual do Campo do Contestado, localizado no Assentamento do Contestado, na Lapa/PR. Considerando a atual situação das escolas do campo, há a necessidade de práticas escolares sustentáveis ligadas a natureza, assim como a preservação da cultura que valoriza a vida no campo, que aproveita suas vivências locais, o seu espaço, sua realidade e sua práxis, na construção do conhecimento. Nesse sentido, a Agroecologia precisa abranger a natureza como um todo trazendo presente os elementos históricos, químicos, físicos, biológicos entre outros, pois está voltada a realidade das famílias e educandos. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como metodologia a Pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008) e se deu em quatro etapas: Reconhecimento da realidade, por meio do Projeto Político Pedagógico do colégio; Questionário com os professores; Entrevista com a professora do 6º ano e a Ação colaborativa, que se deu em dois momentos (planejamento e aplicação da aula). Como resultados, percebe-se que a escola do campo deve avançar mais em questão a formação dos/as educadores, dando mais ênfase em aulas que busquem dialogar com o conhecimento dos educandos e da comunidade, e também com os conteúdos e inclusive pensar estratégias e metodologias que incluam os educandos nas aulas. Durante a realização deste trabalho, foi possível obter vários aprendizados, inclusive o reforço do desejo de atuar como educadora em escolas do/no campo nas quais há necessidade de uma educação na qual os estudantes sintam-se parte deste espaço e que não desestruture a raiz camponesa.-
Formato: dc.format42 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia agrícola-
Título: dc.titleAbordagem curricular da agroecologia nas escolas do campo : o caso do colégio estadual do campo contestado Lapa-PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.