Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Andreoli, Vanessa Marion | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral | - |
Autor(es): dc.creator | Moresco, Roseni, 1990- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T12:59:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T12:59:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63229 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63229 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Vanessa Marion Andreoli | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | O trabalho buscou analisar como as práticas escolares e os conteúdos curriculares da escola do campo vem abordando a Agroecologia, voltando sua análise para o 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual do Campo do Contestado, localizado no Assentamento do Contestado, na Lapa/PR. Considerando a atual situação das escolas do campo, há a necessidade de práticas escolares sustentáveis ligadas a natureza, assim como a preservação da cultura que valoriza a vida no campo, que aproveita suas vivências locais, o seu espaço, sua realidade e sua práxis, na construção do conhecimento. Nesse sentido, a Agroecologia precisa abranger a natureza como um todo trazendo presente os elementos históricos, químicos, físicos, biológicos entre outros, pois está voltada a realidade das famílias e educandos. A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como metodologia a Pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008) e se deu em quatro etapas: Reconhecimento da realidade, por meio do Projeto Político Pedagógico do colégio; Questionário com os professores; Entrevista com a professora do 6º ano e a Ação colaborativa, que se deu em dois momentos (planejamento e aplicação da aula). Como resultados, percebe-se que a escola do campo deve avançar mais em questão a formação dos/as educadores, dando mais ênfase em aulas que busquem dialogar com o conhecimento dos educandos e da comunidade, e também com os conteúdos e inclusive pensar estratégias e metodologias que incluam os educandos nas aulas. Durante a realização deste trabalho, foi possível obter vários aprendizados, inclusive o reforço do desejo de atuar como educadora em escolas do/no campo nas quais há necessidade de uma educação na qual os estudantes sintam-se parte deste espaço e que não desestruture a raiz camponesa. | - |
Formato: dc.format | 42 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ecologia agrícola | - |
Título: dc.title | Abordagem curricular da agroecologia nas escolas do campo : o caso do colégio estadual do campo contestado Lapa-PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: