Alternativas metodológicas na perspectiva agroecológica : contribuições das diretrizes curriculares da educação do campo do Estado do Paraná

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAndreoli, Vanessa Marion-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral-
Autor(es): dc.creatorAragão, Josevânia Silva, 1994--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:07:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:07:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63144-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63144-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof. Dr. Vanessa Marion Andreoli-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho de conclusão de curso procurou analisar como as possibilidades de produção de conhecimentos escolares relacionados a Agroecologia se apresentam nas Diretrizes Curriculares da Educação do Campo do Estado do Paraná (2006), apontando algumas alternativas metodológicas nas escolas do campo que podem contribuir com seu fortalecimento. Considerando a relação entre a Educação do Campo e a Agroecologia. Nesse sentido, a construção de uma educação emancipadora não pode ser construída/pensada fora da realidade dos sujeitos camponeses e, portanto, a Educação do Campo e Agroecologia andam juntas nessa luta e resistência. Portanto o currículo das escolas do campo deve contemplar os princípios da Agroecologia como as características que surgem de acordo cada local, assim como os saberes ali presentes. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental, uma vez que focou na análise de documentos fundamentais para a construção da Educação do Campo. O presente estudo traz como contribuição para a Educação do Campo o olhar sobre as Diretrizes e suas possibilidades de abordar a Agroecologia como incentivo ao projeto de construção de uma educação transformadora que possa contribuir com o aprendizado do sujeito do campo a partir da sua realidade.-
Formato: dc.format36 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEcologia agrícola-
Título: dc.titleAlternativas metodológicas na perspectiva agroecológica : contribuições das diretrizes curriculares da educação do campo do Estado do Paraná-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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