Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Graeml, Alexandre Reis | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negócios | - |
Autor(es): dc.creator | Cunha, Norton Luiz da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:05:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:05:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63130 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63130 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Alexandre Reis Graeml | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Especializaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Especializaçao em Gestao de Negocios | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo apresenta uma proposta de alinhamento tecnológico associado com as necessidades de informações que servem como base para tomada de decisão. Estas informações são os indicadores, que proporcionam através das suas relações e valores, uma leitura do desempenho da Sanepar, em nível de Estado, Diretoria, Unidade de Negócio e Sistemas de Coleta e Distribuição. Com o objetivo de organizar o acesso a informações consolidadas, propõe-se a criação da base de dados de Quantitativos. Associado a esta base, define-se um processo de escopo centralizado de atualização que gera totais consolidados baseados em uma regra negocial. O desenvolvimento desta pesquisa consistiu na análise e identificação de processos para obter informações necessárias para o calculo de quinze indicadores. Estes processos descentralizados foram organizados e implementados em um processo centralizado, visando melhorias de performance negocial e de processamento. Os indicadores escolhidos visam a atender os critérios do Balanced Scorecard, com destaque para a perspectiva de aprendizado e crescimento, que tem uma proposta baseada nas Cinco Disciplinas de Peter Senge. Para assegurar a disponibilidade e a qualidade da tecnologia da informação visando a utilização adequada dos recursos computacionais em longo prazo, propõe-se a concepção de um sistema orientado a objeto, utilizando a Linguagem de Modelagem Unificada (UML). | - |
Formato: dc.format | 251 f. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Companhia de Saneamento do Parana | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia da informação | - |
Título: dc.title | Um estudo de alinhamento de propostas de inovações negociais com gestão tecnológica da Sanepar : quantitativos, indicadores, balanced scorecard e UML | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: