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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Paula, Adalberto Penha de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral | - |
Autor(es): dc.creator | Oliveira, João dos Santos de, 1992- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:07:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:07:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-23 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63129 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63129 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Adalberto Penha de Paula | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | O presente trabalho discute os aspectos culturais e históricos da Comunidade de Faxinal Marmeleiro de Baixo localizada no munícipio de Rebouças, no estado do Paraná. Elenca os conflitos existentes e discute o papel da Educação do Campo e a Escola do Campo da comunidade em tratar essas temáticas dentro da sala de aula. O objetivo geral do trabalho é caracterizar os aspectos culturais e históricos que contribuem na constituição da comunidade Faxinal Marmeleiro de Baixo. A abordagem metodológica utilizada foi de pesquisa do tipo bibliográfica e documental, bem como utilização de entrevistas abertas com moradores da comunidade. Observa-se que a comunidade possui alguns conflitos, como a possibilidade de término desse sistema que se dá pelo fato de alguns faxinalenses já não conseguirem mais tirar sua subsistência de suas áreas destinadas ao criadouro comum, além de uma perca de identidade dos sujeitos faxinalenses. Mediante este estudo percebeu-se sinais de que para o sistema de faxinal persistir na Comunidade de Faxinal Marmeleiro de Baixo e consequentemente suas culturas, talvez precise haver possíveis mudanças em algumas práticas, principalmente no que diz respeito ao criadouro comum. Porém é preciso considerar que a mudança de algumas práticas pode-se perder o que de fato caracteriza uma comunidade de faxinalense. A escola do campo localizada no faxinal pode exercer um papel fundamental na comunidade, fortalecendo a cultura e a identidade através das práticas pedagógicas que atenda a realidade dos faxinalenses. Conclui-se que para a comunidade de Faxinal Marmeleiro de Baixo superar os desafios depende de mudanças, que só podem ser discutidas a partir do momento em que todos estiverem abertos a um debate amplo sobre todas as questões | - |
Formato: dc.format | 64 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade cultural | - |
Título: dc.title | Território faxinalense e educação do campo : aspectos culturais e históricos da comunidade de faxinal marmeleiro de baixo no município de Rebouças-PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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