A difusão de inovações tecnológicas em meios de pagamento : o caso do pagamento móvel em Curitiba

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Autor(es): dc.contributorAkel Sobrinho, Zaki, 1957--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negócios-
Autor(es): dc.creatorPavarini, Sara Cordeiro Coelho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:00:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:00:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63126-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63126-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Zaki Akel Sobrinho-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Especializaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Especializaçao em Gestao de Negocios-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem por objetivo avaliar o comportamento do consumidor residente em Curitiba diante de uma inovação tecnológica nos meios de pagamento, o m-payment ou pagamento móvel (através do celular). Com o aumento substancial no número de telefones celulares, em 2007 já são mais de 100 milhões1 de aparelhos no Brasil, surge esta nova modalidade de negócio. O pagamento móvel possibilita ao consumidor efetuar os pagamentos de suas compras ou contas do cotidiano através do aparelho de celular. Cartões de débito e crédito já podem ser substituídos por esta nova ferramenta. Seria como se os cartões, dinheiro e cheques fossem transferidos para dentro do aparelho de celular. No presente estudo será avaliado o grau de aceitabilidade dos consumidores para esta novação através de uma pesquisa com consumidores potenciais de forma intencional. O grau de adoção será testado através da frequência de aceitação dos consumidores para esta inovação. Será considerando ainda, o teste da hipótese de que o consumidor já adotante de uma nova tecnologia no meio de fazer suas compras, neste caso o e-commerce, seria mais receptivos a adoção de um novo meio de pagamento.-
Formato: dc.format36 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPagamento - Inovações tecnológicas - Inovações tecnológicas-
Título: dc.titleA difusão de inovações tecnológicas em meios de pagamento : o caso do pagamento móvel em Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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