
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Linczuk, Edson Luiz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Educação Física | - |
| Autor(es): dc.creator | Antocceff, Adriane | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:25:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:25:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-01-02 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1998 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63125 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63125 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Edson Luiz Linczuk | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (licenciatura) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Educação Física. | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O ambiente uterino onde a criança é gerada e no qual se desenvolve é o primeiro lugar de contato em uma jornada de vida que apenas se inicia. Ao colocarmos o bebê em contato com a prática de atividades aquáticas estaremos proporcionando, de forma lúdica, as primeiras sensações que a criança tinha quando ainda estava no útero da mãe, envolta no líquido da placenta. É a possibilidade de sentir a sensação de retorno a origem, que pode trazer vários benefícios. Auxiliando na desenvoltura , na coordenação e na agilidade dos movimentos , a prática de natação aumentará a resistência física e a saúde propriamente dita, ajudando também a desenvolver na criança o senso de equilíbrio que lhe ajudará e facilitará a sua noção de espaço proporcionando uma movimentação com maior facilidade. Estamos tratando de uma atividade que além de envolver práticas físicas usa também de psicologia terapêutica. O ambiente aquático proporciona para o bebê uma suposta sensação de atmosfera neutra na qual a locomoção é muito mais rápida e as sensações de movimento muito mais brandas e harmônicas. Esses estímulos precoce exercem influências positivas que durarão para o resto da vida desse futuro adulto. A prática de banhos em banheiras para bebês desempenha um papel de iniciação para a prática de atividades aquáticas na piscina. Normalmente uma criança de três meses em diante pode iniciar a prática de natação para bebês, porém tudo deve depender da livre iniciativa da criança, condicioná-la a praticar uma atividade a qual ela não esteja pré-disposta pode trazer sérios riscos. Caso o bebê não consiga adaptar-se na piscina não devemos forçá-lo, ou a adaptação ocorre naturalmente ou deve-se deixar de lado para que não haja traumas em relação ao contato com a água. Atividades com boias, imersão, exercícios de respiração, enfim, toda a metodologia previamente preparada que respeite as faixas etárias das crianças poderá trazer grandes frutos. Com o apoio e a companhia dos pais e professores, com os objetivos, aos quais busca-se atingir, devidamente traçados e o uso de muita criatividade, dedicação e paciência, estaremos proporcionando à criança os estímulos necessários para um desenvolvimento perfeito da motrocidade e da psicomotricidade. Crianças saudáveis, confiantes, capacitadas e estimuladas corretamente são sinônimos de uma sociedade frutífera e próspera. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Natação para crianças | - |
| Título: dc.title | A natação como meio de estimulação precoce para crianças de 0 à 2 anos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: