Reflexões sobre a experiência da implantação de uma horta para estimular a alimentação saudável nas escolas do campo

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDahmer, Gilson Walmor, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral-
Autor(es): dc.creatorCastro, Izamara de Melo, 1977--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T12:59:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T12:59:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-23-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63118-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63118-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Gilson Walmor Dahmer-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho apresenta a experiência e reflexões de uma agente educacional e graduanda do curso de Licenciatura em Educação do Campo: Ciências da Natureza do Setor Litoral, da Universidade Federal do Paraná, que esteve envolvida no processo de reativação de uma horta no Colégio Estadual do Campo Salto Grande do Turvo, localizado no município de Dr, Ulysses, na região do Vale do Ribeira paranaense. A proposta de reativação da horta foi construída a partir do seu projeto de aprendizagem e foi desenvolvida ao longo de toda a sua formação. O projeto partiu da necessidade de implementação de uma horta no ambiente escolar, com cultivo de alimentos para utilização na merenda e incentivo à uma alimentação saudável por parte de toda a comunidade. A reativação da horta foi pautada em princípios da Agroecologia e contou om práticas da agricultura orgânica. A reflexão sobre a ação de reativação da horta no ambiente escolar seguiu os pressupostos da pesquisa participativa e foi baseada na metodologia educacional que fundamenta o relato de experiência e a autobiografia. A atividade contribuiu na troca de experiencias entre funcionários, alunos, professores e comunidade. Também proporcionou abordagens de ensino integrando teorias e conceitos das ciências da natureza, da educação do campo e da agroecologia, agregando saberes culturais com práticas camponesas e cientificas. As práticas realizadas na horta proporcionaram uma certa conscientização dos envolvidos sobre os benefícios de uma alimentação saudável. Além disso, as atividades numa horta escolar contribuíram para a valorização do saber camponês, dos hábitos e atitudes dos alunos quanto à percepção que eles possuem em relação ao meio ambiente. O envolvimento da autora deste trabalho nas atividades de reativação da horta deu significado para os ensinamentos trabalhados durante a sua formação como educadora das ciências da natureza dentro dos princípios da agroecologia e da educação do campo. Agindo junto com os colegas e estudantes do colégio, a autora aprendeu a valorizar sua realidade, sua cultura e passou a estimular a coletividade, solidariedade e o consumo de alimentos orgânicos na sua comunidade. O relato da experiência permitiu refletir sobre como é importante que os educadores do campo façam ações práticas envolvendo estudantes, pais e demais funcionários da escola. Rever e descrever as atividades realizadas, o planejamento e os resultados alcançados no processo de reativação da horta mostrou que nós podemos aprender a ver o mundo integrando a visão das ciências da natureza aos saberes da família e da comunidade.-
Formato: dc.format30 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectHortaliças - Cultivo-
Título: dc.titleReflexões sobre a experiência da implantação de uma horta para estimular a alimentação saudável nas escolas do campo-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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