Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tavares, Andressa Kerecz | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, Ellaine Dalle Laste de, 1988- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T12:57:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T12:57:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-30 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63096 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63096 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Andressa Kerecz Tavares | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Apresenta produção cacaueira no agroecossistema no assentamento Margarida Alves o estado de Rondônia, a partir das reflexões realizadas na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Antônio Carlos com estudantes do oitavo ano. Objetiva a apresentação da experiência didática relacionada ao viveiro comunitário de mudas agroecológicas de cacau e a realidade dos sujeitos da comunidade relacionando a com a prática de ensino na escola. A pesquisa realiza a descrição do território, e as características produtivas possíveis dentro do assentamento Margarida Alves onde existe somente uma escola no campo. Argumenta a importância de construir o ensino e aprendizagem conforme a realidade territorial e cultural dos sujeitos que ali se encontram a fim de possibilitar uma educação contra hegemônica. Conclui que é possível dialogar didaticamente com os conteúdos de ciências, construindo não somente o conhecimento teórico dos livros, mas também a busca pelas relações necessárias para uma educação emancipadora. | - |
Formato: dc.format | 79 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assentamento rural | - |
Título: dc.title | O cacaueiro como tema para um ensaio de uma sequência didática no assentamento Margarida Alves | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: