O cacaueiro como tema para um ensaio de uma sequência didática no assentamento Margarida Alves

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTavares, Andressa Kerecz-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral-
Autor(es): dc.creatorLima, Ellaine Dalle Laste de, 1988--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T12:57:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T12:57:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-30-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63096-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63096-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Andressa Kerecz Tavares-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionApresenta produção cacaueira no agroecossistema no assentamento Margarida Alves o estado de Rondônia, a partir das reflexões realizadas na Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Antônio Carlos com estudantes do oitavo ano. Objetiva a apresentação da experiência didática relacionada ao viveiro comunitário de mudas agroecológicas de cacau e a realidade dos sujeitos da comunidade relacionando a com a prática de ensino na escola. A pesquisa realiza a descrição do território, e as características produtivas possíveis dentro do assentamento Margarida Alves onde existe somente uma escola no campo. Argumenta a importância de construir o ensino e aprendizagem conforme a realidade territorial e cultural dos sujeitos que ali se encontram a fim de possibilitar uma educação contra hegemônica. Conclui que é possível dialogar didaticamente com os conteúdos de ciências, construindo não somente o conhecimento teórico dos livros, mas também a busca pelas relações necessárias para uma educação emancipadora.-
Formato: dc.format79 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectAssentamento rural-
Título: dc.titleO cacaueiro como tema para um ensaio de uma sequência didática no assentamento Margarida Alves-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.