Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Paula, Adalberto Penha de | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Adriana Chaves da, 1978- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:02:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:02:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63087 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63087 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Adalberto Penha de Paula | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | O tema central desta pesquisa diz respeito a prática pedagógica e as escolas multisseriadas localizadas no campo. Tem como objetivo geral, "Analisar como se desenvolve a prática pedagógica na escola multisseriada e a relação com a Educação do Campo no município de Cerro Azul-PR", os objetivos específicos são "Identificar os desafios da escola multisseriada pública do campo"; "Caracterizar o ensino em turmas multisseriadas na rede municipal"; "Problematizar a perspectiva de formação que os professores pretendem junto aos seus alunos" e "Evidenciar o processo de fortalecimento da Educação do Campo em Cerro Azul-PR com a constituição da Lecampo no município". A metodologia utilizada foi a análise documental, bibliográfica e a observação, realizada na escola rural municipal. Na fundamentação teórica utilizamos principalmente os seguintes autores, CALDART (2004), MOLINA (2012), SOUZA (2008), HAGE (2005), FREIRE (2014). Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizados estudos sobre os temas Educação do Campo, Ensino Multisseriado e Práticas Pedagógicas. Inicialmente apresentamos as duas concepções de ensino presentes no contexto camponês, a Educação Rural e a Educação do Campo, com o objetivo de compreender a trajetória de luta histórica da Educação do Campo. Posteriormente, Identificamos os principais desafios da escola multisseriada, apontando as dificuldades enfrentadas no dia adia educador frente a essa multiplicidade de experiências e vivencias. Apresentamos neste trabalho a presença do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPR - Setor Litoral e sua luta para o fortalecimento da Educação do Campo no município. Na sequência analisamos a construção do Projeto Político Pedagógico dessas escolas. Este trabalho evidencia a necessidade de uma formação específica e adequada para o educador do campo. Conclui-se, que a escola multisseriada do campo é possível, com uma prática pedagógica condizente com os princípios da Educação do Campo e atendimento as especificidade dos povos do campo. | - |
Formato: dc.format | 67 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino - Paraná | - |
Título: dc.title | A prática pedagógica nas escolas multisseriadas localizadas no campo em Cerro Azul- PR | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: