A prática pedagógica nas escolas multisseriadas localizadas no campo em Cerro Azul- PR

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPaula, Adalberto Penha de-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral-
Autor(es): dc.creatorSilva, Adriana Chaves da, 1978--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:02:14Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:02:14Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-06-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63087-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63087-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Adalberto Penha de Paula-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Educação do Campo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionO tema central desta pesquisa diz respeito a prática pedagógica e as escolas multisseriadas localizadas no campo. Tem como objetivo geral, "Analisar como se desenvolve a prática pedagógica na escola multisseriada e a relação com a Educação do Campo no município de Cerro Azul-PR", os objetivos específicos são "Identificar os desafios da escola multisseriada pública do campo"; "Caracterizar o ensino em turmas multisseriadas na rede municipal"; "Problematizar a perspectiva de formação que os professores pretendem junto aos seus alunos" e "Evidenciar o processo de fortalecimento da Educação do Campo em Cerro Azul-PR com a constituição da Lecampo no município". A metodologia utilizada foi a análise documental, bibliográfica e a observação, realizada na escola rural municipal. Na fundamentação teórica utilizamos principalmente os seguintes autores, CALDART (2004), MOLINA (2012), SOUZA (2008), HAGE (2005), FREIRE (2014). Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizados estudos sobre os temas Educação do Campo, Ensino Multisseriado e Práticas Pedagógicas. Inicialmente apresentamos as duas concepções de ensino presentes no contexto camponês, a Educação Rural e a Educação do Campo, com o objetivo de compreender a trajetória de luta histórica da Educação do Campo. Posteriormente, Identificamos os principais desafios da escola multisseriada, apontando as dificuldades enfrentadas no dia adia educador frente a essa multiplicidade de experiências e vivencias. Apresentamos neste trabalho a presença do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFPR - Setor Litoral e sua luta para o fortalecimento da Educação do Campo no município. Na sequência analisamos a construção do Projeto Político Pedagógico dessas escolas. Este trabalho evidencia a necessidade de uma formação específica e adequada para o educador do campo. Conclui-se, que a escola multisseriada do campo é possível, com uma prática pedagógica condizente com os princípios da Educação do Campo e atendimento as especificidade dos povos do campo.-
Formato: dc.format67 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campo - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino - Paraná-
Título: dc.titleA prática pedagógica nas escolas multisseriadas localizadas no campo em Cerro Azul- PR-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.