Os filmes de animação e desenhos animados no ensino de ciências e biologia como reflexão didática para a prática educativa

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPalcha, Leandro Siqueira-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorValêncio, Camila Fernanda da Silva, 1994--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:03:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:03:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63072-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63072-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Leandro Siqueira Palcha-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso busca analisar as concepções dos professores sobre o uso de filmes de animação e desenhos animados em aulas de Ciências e Biologia. As metodologias diferenciadas podem ser um grande auxílio na sala de aula, por conseguirem apresentar determinado assunto que, muitas vezes, ficaria difícil para o aluno compreender apenas nas aulas tradicionais. Os filmes de animação e desenhos animados podem ser grandes aliados na aprendizagem dos alunos, devido a ser um conjunto de imagens, som, movimentos, que é capaz de chamar a atenção dos alunos, deixando a aula mais interessante do que a aula tradicional. Há pouca pesquisa que envolve os filmes de animação e desenhos animados no ensino, nessa circunstância o trabalho foi desenvolvido pensando em ampliar um pouco mais os estudos sobre esta temática. O objetivo geral, portanto, é analisar o discurso de professores de Ciências e Biologia sobre o uso dos filmes de animação e desenhos animados em sala de aula, trazendo objetivos mais específicos, como: a) Analisar a relação entre cinema e educação por meio de revisão da literatura; b) Identificar a percepção de professores de Biologia e Ciências sobre o uso de filmes de animação e desenhos animados, como recurso metodológico; c) Analisar os resultados obtidos por meio dos questionários fornecidos aos professores à luz da literatura concernente. Em termos metodológicos, a pesquisa foi realizada por meio de um questionário entregue a professores de Ciências Biologia das escolas estaduais de um município da região oeste do Paraná. O estudo contou com a participação de sete professores e o corpus de análise é organizado, apresentado e discutido por meio do referencial teórico da Análise de Discurso. Os resultados da pesquisa mostram pontos positivos em relação ao uso destes recursos na sala de aula em que os professores buscam uma educação inovadora que levem seus alunos ao conhecimento e pontos negativos, tais como, a falta de equipamentos na sala de aula, se a aula não for bem planejada será apenas um lazer para os alunos e não haverá contribuição para sua aprendizagem. Por fim, o estudo demonstra que a utilização do cinema na sala de aula, ajuda na compreensão do conteúdo favorecendo a aprendizagem dos alunos. Palavras-chave: Desenhos Animados. Ensino de Ciências e Biologia. Filmes de Animação. Formação de Professores.-
Formato: dc.format52 p. : Digital.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCiencias Biologicas-
Título: dc.titleOs filmes de animação e desenhos animados no ensino de ciências e biologia como reflexão didática para a prática educativa-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.