Análise do uso de recurso didático em aulas de ciências no ensino fundamental II

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Parana Setor de Educaçao-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorSimões, Flavia Vieira, 1996--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:10:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:10:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63027-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63027-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Geuza Cantanhêde da Silva-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Atualmente muito se tem falado em estratégias para inovar o ensinoaprendizagem e, com isso, os recursos didáticos estão cada vez mais inseridos nas aulas como uma proposta diferente. Particularmente, isso é importante nas aulas de Ciências devido às nomenclaturas e conceitos diversos da área. O ensino de Ciências passou por muitas mudanças ao longo dos séculos. O ensino tradicional é o comumente mais visto nas escolas, e por isso, os usos de diferentes estratégias busca diversificar essa realidade, a fim de desenvolver alunos mais interessados e envolvidos nas aulas. O objetivo geral do trabalho é realizar uma análise de como professores e alunos avaliam o uso dos recursos didáticos nas aulas de Ciências e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foram alunos de duas turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental II, em uma escola pública da cidade de Palotina/PR, e professores de Ciências do ensino público da mesma cidade. Além disso, foi ministrada uma aula de Ciências com uso de três recursos didáticos para verificar a percepção dos estudantes em uma aula dinâmica. A coleta de dados foi feita por meio de questionários aplicados a eles, e de relatos sobre a aula ministrada. Essas informações foram posteriormente analisadas por gráficos e apresentação das respostas descritivas junto a reflexões. Professores e alunos indicaram aulas práticas, filmes e jogos como recursos mais utilizados. Foi evidenciado também que alunos e professores consideram o uso dessas estratégias como facilitadoras para o ensino de Ciências. Entretanto, a indisciplina dos alunos, a falta de tempo e a falta de materiais são fatores que fazem com que recursos didáticos não sejam usados frequentemente em aulas de Ciências. Palavras-Chave: Recursos didáticos, ensino-aprendizagem, ensino de Ciências.-
Formato: dc.format49 p. : Digital.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCiencias Biologicas-
Título: dc.titleAnálise do uso de recurso didático em aulas de ciências no ensino fundamental II-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.