Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Parana Setor de Educaçao | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de graduação em Ciências Biológicas | - |
Autor(es): dc.creator | Simões, Flavia Vieira, 1996- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:10:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:10:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/63027 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63027 | - |
Descrição: dc.description | Orientador : Geuza Cantanhêde da Silva | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Atualmente muito se tem falado em estratégias para inovar o ensinoaprendizagem e, com isso, os recursos didáticos estão cada vez mais inseridos nas aulas como uma proposta diferente. Particularmente, isso é importante nas aulas de Ciências devido às nomenclaturas e conceitos diversos da área. O ensino de Ciências passou por muitas mudanças ao longo dos séculos. O ensino tradicional é o comumente mais visto nas escolas, e por isso, os usos de diferentes estratégias busca diversificar essa realidade, a fim de desenvolver alunos mais interessados e envolvidos nas aulas. O objetivo geral do trabalho é realizar uma análise de como professores e alunos avaliam o uso dos recursos didáticos nas aulas de Ciências e sua contribuição no processo de ensino-aprendizagem. Para isso, foram alunos de duas turmas do sétimo ano do Ensino Fundamental II, em uma escola pública da cidade de Palotina/PR, e professores de Ciências do ensino público da mesma cidade. Além disso, foi ministrada uma aula de Ciências com uso de três recursos didáticos para verificar a percepção dos estudantes em uma aula dinâmica. A coleta de dados foi feita por meio de questionários aplicados a eles, e de relatos sobre a aula ministrada. Essas informações foram posteriormente analisadas por gráficos e apresentação das respostas descritivas junto a reflexões. Professores e alunos indicaram aulas práticas, filmes e jogos como recursos mais utilizados. Foi evidenciado também que alunos e professores consideram o uso dessas estratégias como facilitadoras para o ensino de Ciências. Entretanto, a indisciplina dos alunos, a falta de tempo e a falta de materiais são fatores que fazem com que recursos didáticos não sejam usados frequentemente em aulas de Ciências. Palavras-Chave: Recursos didáticos, ensino-aprendizagem, ensino de Ciências. | - |
Formato: dc.format | 49 p. : Digital. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciencias Biologicas | - |
Título: dc.title | Análise do uso de recurso didático em aulas de ciências no ensino fundamental II | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: