Hands-on-tec: análise de uma sequência didática para o ensino de ciências da natureza

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRosa, Valdir, 1970--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de graduação em Ciências Biológicas-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Luan Matheus, 1996--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:09:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:09:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63018-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63018-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Eliana Santana Lisbôa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas.-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : As Ciências Naturais estão presentes cada vez mais em nosso dia a dia, e por isso necessitamos dos conhecimentos científicos para que possamos entender os processos biológicos e naturais, e desenvolver os conhecimentos do ser humano a respeito da natureza, para a melhor qualidade de vida, preservação da natureza, desenvolvimento social e ampliação da cidadania. Nesse sentido, é preciso adotar um ensino que coloque o aluno como centro do processo educativo baseado em metodologias ativas, incentivando os alunos aprenderem de forma autônoma e participativa, a partir de problemas e situações reais. O presente estudo nasceu a partir das atividades de Estágio Supervisionado da Docência do Ensino de Ciências, onde foi possível perceber que os conteúdos ministrados pelos professores nas aulas de Ciências Naturais além de serem desvinculados da prática, também não promoviam o interesse dos alunos, fator esse primordial para que haja a aprendizagem. Esse foi o ponto de partida para fazer o seguinte questionamento: A adoção de ambientes mediatizados pela Tecnologia Educacional Móvel (TEM) seria uma alternativa viável para ser implementada em sala de aula? Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar a sequência didática intitulada "o mundo dos insetos", promovendo o desenvolvimento do conhecimento científico dos alunos na área de Ciências Naturais evidenciando outros contextos de aprendizagem para além da sala de aula. Palavras-chave: Aprendizagem. Ciências naturais. Metodologias ativas.-
Formato: dc.format46 p. : Digital.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCiencias Biologicas-
Título: dc.titleHands-on-tec: análise de uma sequência didática para o ensino de ciências da natureza-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.