A influência do teatro no turismo em Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorNeves, Sandro Campos-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo-
Autor(es): dc.creatorCardoso, Isabella Bortolan Fernandes, 1995--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:03:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:03:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63016-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63016-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Sandro Campos Neves-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Turismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho analisou o atual cenário de teatro em Curitiba e a influência exercida pelo Festival de Teatro de Curitiba no turismo da cidade. Para cumprir com o objetivo central, realizou-se pesquisa exploratória e bibliográfica, que fundamentaram o referencial teórico, dividido nos seguintes tópicos: turismo e cultura; eventos e turismo; teatro e festivais; festival de teatro de Curitiba; Espaço Positivo. Em seguida, foi aplicada a técnica de estudo de caso para o público presente na 27° edição do Festival, sendo a coleta de dados realizada por meio de questionários previamente estruturados, além de um roteiro de entrevista aplicado a gestora do Teatro Positivo, para compreender melhor a oferta da cidade. A análise dos dados coletados foi realizada por análise de conteúdo, onde as informações foram apresentadas através de gráficos e quadros, que auxiliaram na interpretação dos dados. As informações obtidas possibilitaram uma melhor interpretação da cena teatral de Curitiba, com foco no Festival de Teatro de Curitiba e no Teatro Positivo, objetos de estudo desse trabalho. Foi possível identificar que o teatro como influência para atrair a visita de turistas não é satisfatória, sendo a maior parte do público presente de Curitiba e região. Em resposta, propôs-se um projeto que utiliza uma estratégia de marketing online, através de mídias sociais, que consiste na elaboração de postagens em plataformas acessadas pelo público alvo do evento, com o objetivo de melhorar a divulgação, trazendo um número maior de visitantes.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The present paper analyzed the current theater scene in Curitiba and the influence exerted by the Festival de Teatro de Curitiba in the city tourism. In order to fulfill the central objective, an exploratory and bibliographical research was carried out, which based the theoretical reference, divided in the following topics: tourism and culture; events and tourism; theater and festivals; Festival de Teatro de Curitiba; Espaço Positivo. Then, the case study technique was applied to the audience present at the 27th Festival de Teatro de Curitiba, and the data collection was carried out through previously structured questionnaires, as well as an interview script applied to the Teatro Positivo manager, to understand better the offer of the city. The analysis of the collected data was performed by content analysis, where the information was presented through graphs and tables, which helped in the interpretation of the data. The information obtained allowed a better interpretation of the theatrical scene of Curitiba, focusing on the Festival de Teatro de Curitiba and Teatro Positivo, objects of study of this paper. It was possible to identify that the theater as an influence to attract the visit of tourists is not satisfactory, being the majority of the present public of Curitiba and region. In response, a project was proposed that uses an online marketing strategy, through social media, which consists in the elaboration of postings on platforms accessed by the target audience of the event, with the aim of improving the publicity, bringing a greater number of visitors.-
Formato: dc.format103 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo cultural-
Palavras-chave: dc.subjectTeatro-
Título: dc.titleA influência do teatro no turismo em Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.