Entre a tradição e a ressignificação da física escolar : a história da ciência presente nos livros didáticos de física do PNLD

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Autor(es): dc.contributorGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorRocha, Tiago Ungericht, 1981--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:05:01Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:05:01Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-12-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/63009-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/63009-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 08/02/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 336-352-
Descrição: dc.descriptionResumo Os estudos em Manualística e em História das Disciplinas Escolares têm destacado a importância que o livro didático assume para a compreensão histórica da trajetória das disciplinas escolares. Com base em princípios advindos desses campos e na Didática das Ciências, propõe-se analisar se nas coleções de Física aprovadas no Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, as temáticas relativas à História da Ciência têm sido apresentadas de forma a transcender questões pontuais e metodológicas em direção às questões epistemológicas. A ressignificação da Física Escolar, cuja meta seja a alfabetização científica na perspectiva do letramento como prática social, encontra na História da Ciência uma provedora de recursos que contribuem para a abordagem de conteúdos metacientíficos, essenciais para uma formação voltada para a cidadania e historicamente marginalizados em função da perspectiva pragmática que a disciplina assumiu enquanto tradição consolidada no Brasil. Desse modo, analisar como se dá a sua presença nos livros didáticos de Física permite compreender em certa medida como este artefato cultural explicita em seu interior possíveis tensões do código disciplinar, sobretudo entre elementos visíveis de ressignificação curricular exigidos pelos editais de convocação do Ministério da Educação com aspectos que decorrem da tradição consolidada, em especial da prática docente. Os encaminhamentos metodológicos foram pautados pela análise documental relativa ao Programa Nacional do Livro Didático, tendo sido analisados os editais e portarias ministeriais, os instrumentos constituídos para avaliação pedagógica das coleções inscritas, o currículo acadêmico de cada profissional envolvido no processo de avaliação pedagógica, bem como as quatro coleções didáticas mais distribuídas na última edição do Programa. Dessa análise constatouse que menos de um terço dos avaliadores têm alguma produção acadêmica relacionada à História da Ciência e que o instrumento constituído para avaliar as coleções inscritas não especifica claramente de que forma a História da Ciência deve nelas estar presente. A análise dessas coleções didáticas mostrou que a História da Ciência não tem sido privilegiada nos livros didáticos, limitando-se apenas a questões pontuais e metodológicas. Os resultados permitem concluir que a combinação dos aspectos apontados no processo de seleção do Programa Nacional do Livro Didático não garante que sejam aprovadas apenas coleções que atendam às recomendações expressas na pesquisa acadêmica sobre História da Ciência e ensino, evidenciando a força hegemônica da tradição estabelecida em relação ao ensino de Física, bem como as fragilidades estruturais no interior do próprio processo seletivo. Palavras-chave: História da Ciência. História da Física Escolar. Programa Nacional do Livro Didático. Avaliação Pedagógica no PNLD. PNLD.-
Descrição: dc.descriptionAbstract The studies in Manualistics and in the History of School Disciplines have highlighted the importance that the textbook assumes for the historical understanding of the trajectory of the school disciplines. Based on principles derived from these fields and in Science Didactics, it is proposed to analyze whether in the textbook collections of Physics approved in the National Textbook Brazilian Program - PNLD, the themes related to the History of Science have been presented in order to transcend specific and methodological issues towards to epistemological questions. The re-signification of Physics discipline, whose goal is scientific literacy in the perspective as a social practice, finds in History of Science a resource provider that contributes to metascientific contents approach, essential for citizenship-oriented education and historically marginalized in pragmatic perspective that the discipline assumed as a consolidated tradition in Brazil. In this way, analyzing how its presence occurs in the textbooks of Physics allows us to understand, to a certain extent, how this cultural artifact explain internal possible tensions within the disciplinary code, especially among the visible elements of curricular re-signification required by the Ministry of Education notices with aspects that derive from the consolidated tradition, especially from the teaching practice. The methodological procedures were based on the documentary analysis of the National Textbook Brazilian Program. The Ministry of Education notices and ordinances were analyzed and so were the instruments which were constituted for pedagogical evaluation of the enrolled collections. The academic curriculum of each professional involved in the pedagogical evaluation process was also analyzed, as well as the four most distributed didactic collections in the last edition of the Program. From this analysis it was found that less than a third of the evaluators have some academic production related to the History of Science and that the instrument constituted to evaluate the enrolled collections does not specify clearly in what way the History of Science must be present in them. The analysis of these didactic collections showed that the History of Science has not been privileged in textbooks. These elements are only presented in specific and methodological questions. The results allow to conclude that the combination of the aspects pointed out in the selection process of the National Textbook Program does not guarantee that only collections that meet the recommendations expressed in the academic research on History of Science and teaching will be approved, evidencing the hegemonic force of the established tradition about Physics teaching, as well as the structural fragilities within the selection process itself. Keywords: History of Science. History of Physics discipline. National Textbook Brazilian Program. Pedagogical Evaluation in PNLD. PNLD.-
Formato: dc.format370 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFísica - Livros didaticos-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - História-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleEntre a tradição e a ressignificação da física escolar : a história da ciência presente nos livros didáticos de física do PNLD-
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