Festivais gastronômicos e o turismo : um estudo sobre Curitiba/PR

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Autor(es): dc.contributorDomareski Ruiz, Thays Cristina-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo-
Autor(es): dc.creatorBatista, Bianca de Lima, 1996--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:02:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:02:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/62993-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62993-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Thays Domareski Ruiz-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Turismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta pesquisa e projeto foram desenvolvidos para a conclusão do curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná, com o objetivo de apresentar um aplicativo para aparelhos celulares que promova, informações sobre os festivais gastronômicos da cidade de Curitiba/PR. A alimentação passou por uma evolução durante décadas, onde deixou de ser somente uma necessidade, para transformar-se em um motivador de viagem e componente importante para experiências turísticas. Analisando o posicionamento da gastronomia no turismo, apresenta-se a importância dos eventos e com o foco voltado aos eventos gastronômicos. E em Curitiba/PR são ofertados por ano diversos festivais gastronômicos que podem trazem uma experiência gastronômica diferente para o turista, mas a falta de um meio de comunicação funcional e de informações atualizada, dificulta a divulgação e propaganda dos eventos, tornando-se este o objetivo geral da pesquisa. Para obter êxito deste objetivo, a metodologia inicia com uma pesquisa exploratória e qualitativa de todos os festivais gastronômicos de Curitiba/PR. Após isto, foi realizada uma análise de SWOT, analisando os fatores externos e internos, de forma geral dos festivais gastronômicos. Na sequência, aplicando os 4Ps do mix de marketing individualmente nos eventos, é possível visualizar suas singularidades e objetivos, mas como o mix de marketing atualmente possui 8Ps, onde a modernidade trouxe outros pontos a serem estudados e aplicados as ferramentas de marketing, sua aplicação foi realizada de visão geral dos festivais gastronômicos. Conclui-se que existe produtos com padrão de qualidade na cidade, que turistas terão interesse em participar, mas não se é divulgado de forma que alcance esse público-alvo, e os poucos locais que fazem divulgações dos eventos, não divulgam todas as informações de um evento na mesma postagem ou plataforma, necessita a pesquisa em outros meios de comunicação. Com a criação do aplicativo "Foodie Festivals CWB" a divulgação dos festivais gastronômicos será de fácil acesso, eficiente e objetiva, pois atingirá o público-alvo que gosta de aproveitar este tipo de evento e a gastronomia.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This research and project was developed for the conclusion of the course of Tourism of the Federal University of Paraná, with the purpose of presenting an application for cellular device that promote information about the gastronomic festivals of the city of Curitiba/PR. The food has undergone an evolution during decades, where it is no longer just a necessity, to become a motivator of travel and important component for tourist experiences. Analyzing the positioning of gastronomy in tourism, the importance of the events and the focus on the gastronomic events are presented. And in Curitiba / PR are offered several gastronomic festivals that can bring a different gastronomic experience to the tourist, but the lack of a functional communication medium and updated information, makes it difficult to publicize and advertise the events, becoming this the general objective of the research. To achieve this goal, the methodology begins with an exploratory and qualitative research of all gastronomic festivals in Curitiba / PR. After this, a SWOT analysis was performed considering the external and internal factors, in general of the gastronomic festivals. So by applying the 4Ps of the marketing mix individually in the events, it is possible to visualize their singularities and goals, but as the marketing mix currently has 8Ps, where modernity brought other points to be studied and applied marketing tools, its application was realized of overview of the gastronomic festivals. It is concluded that there are products with a quality standard in the city, which tourists will be interested in participating in, but it is not divulged in a way that reaches this target audience, and the few places that make events announcements do not divulge all the information of an event on the same post or platform, needs to search in other media. With the creation of the application "Foodie Festivals CWB" the promotion of gastronomic festivals will be easy to access, efficient and objective, as it will reach the target audience who likes to enjoy this type of event and the gastronomy.-
Formato: dc.format74 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectTurismo e gastronomia-
Título: dc.titleFestivais gastronômicos e o turismo : um estudo sobre Curitiba/PR-
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