O papel do guia do livro didático de história/PNLD no processo de escolha dos livros pelos professores dos anos finais do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorMoraes, Marcelo Antonio Bueno, 1977--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:01:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:01:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-09-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/62987-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62987-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Dra. Tânia Maria F. Braga Garcia-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 07/11/2018-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Relata pesquisa cujo objetivo foi analisar o papel atribuído ao Guia do Livro Didático por professores da disciplina de História do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental nos processos de escolha dos livros didáticos. O Guia é um recurso disponibilizado on-line pelo Ministério da Educação, com os resultados da avaliação dos livros submetidos ao Edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) pelas editoras comerciais, aprovados para inclusão no programa e escolha pelos professores. Utiliza a análise documental para examinar os Manuais para escolha do Livro Didático (1985-1997) e os Guias do Livro Didático de História (2002-2017) produzidos e publicados pelo PNLD para orientar os processos de escolha pelos professores, com destaque para o Guia do PNLD 2017. Para conhecer o ponto de vista dos professores sobre o Guia do Livro Didático de História, realiza pesquisa empírica por meio de questionários respondidos por professores de História da rede pública de ensino de vinte e cinco escolas das áreas rural e urbana de um Município situado na região metropolitana de Curitiba, capital do Estado do Paraná, na região Sul do Brasil. Apresenta resultados da análise documental realizada nos Manuais e Guias do Livro Didático de História, evidenciando elementos constitutivos do conteúdo desses materiais e alguns elementos do contexto de sua produção, entre os quais as equipes responsáveis pela avaliação dos livros e pelo conteúdo dos Guias. Apresenta as análises sobre as respostas dadas aos questionários pelos professores participantes, que evidenciam, entre outros resultados, que: a) apesar de reconhecerem a qualidade do conteúdo dos guias e a competência dos avaliadores, o material foi pouco utilizado durante o processo de escolha; b) para alguns participantes, houve dificuldades de acesso aos guias disponibilizados na internet, dadas as condições de estrutura das escolas e também o tempo disponível para isso; c) preferem analisar os próprios livros; d) a maioria respondeu que houve consulta aos livros disponibilizados pelas editoras para análise da escola, mesmo com uma leitura superficial devido ao pouco tempo disponível; e) embora não tivessem reconhecido que o material poderia ter funções, apontaram possibilidades de estudo dos guias em reuniões. Apresenta as considerações finais para retomar os objetivos propostos na pesquisa e apontar os resultados obtidos nos limites do estudo realizado, indicando novas questões e possibilidades de continuidade. Palavras-Chave: Guia do Livro Didático de História. Programa Nacional do Livro Didático. Livro didático de História. Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Guias para escolha pelos professores.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Research whose objective is to analyze the role attributed to the Textbook Guide by teachers of the subject of History from the 6th to the 9th grades of Elementary School in the processes of choosing textbooks. The Guide is an online resource made available by the Ministry of Education, which includes the results of the evaluation of the books submitted to the National Textbook Program (PNLD) by commercial publishers, approved for inclusion in the program and available for teacher selection. This research uses documental analysis to examine the teachers' guides for choosing the Textbook (1985-1997) and the History Textbook Guides (2002-2017) produced and published by the PNLD to guide the processes of choice by teachers, especially the PNLD 2017Guide. In order to know the teachers' point of view on the History Textbook Guide, this study carries out empirical research through questionnaires answered by public school History teachers from twenty-five schools in the rural and urban areas of a municipality located in the Metropolitan region of Curitiba, capital of the State of Parana, southern Brazil. It presents results from the documental analysis performed in the History Textbook Manuals and Guides, evidencing constitutive elements of the content of these materials and some elements of the context of its production, among which are the teams responsible for the evaluation of the books and the content of the Guides. The analyses of the answers given to the questionnaires by the participating teachers are also presented, showing among other results, that: a) although they recognized the quality of the content of the guides and the competence of the evaluators, the material was little used during the selection process; b) for some participants, there were difficulties accessing the online guides, given the school conditions and also the time available for them; c) they prefer to analyze the books themselves; d) the majority answered that there was a consultation of the books made available by the publishers for analysis by the school, even with a superficial reading due to the short time available; e) although they did not recognize that the material could have functions, they pointed out possibilities of study of the guides in meetings. We present the final considerations to resume the objectives proposed in the research and to point out the results obtained within the limits of the study, indicating new questions and possibilities of continuity. Keywords: History Textbook Guide. National Textbook Program. History textbook. Initial Years of Primary Education. Guides for choice by teachers.-
Formato: dc.format140 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPrograma Nacional do Livro Didático (Brasil)-
Palavras-chave: dc.subjectHistória - Livros didáticos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Título: dc.titleO papel do guia do livro didático de história/PNLD no processo de escolha dos livros pelos professores dos anos finais do ensino fundamental-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.