O uso dos blogs de viagem na promoção da localidade : análise das plataformas digitais de Paris, Amsterdam e Barcelona

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Autor(es): dc.contributorMassukado-Nakatani, Marcia Shizue-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Malu de Vasconcelos da, 1996--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:08:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:08:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/62968-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62968-
Descrição: dc.descriptionOrientador Marcia Shizue Massukado-Nakatani-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Turismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho propõe o estudo sobre blogs de viagem como ferramenta de promoção turística. Foi considerado, como embasamento, a evolução dos canais de distribuição e os blogs como propagadores de informações, destacando assim sua influência na promoção turística. Para uma melhor compreensão deste estudo, três blogs de viagem foram analisados: Ducs Amsterdam, Conexão Paris e Sol de Barcelona. Essa análise foi realizada através de entrevista com os blogueiros responsáveis pelas plataformas e também de um formulário criado com o intuito de diferenciar as características presentes nos blogs de viagem e sites oficiais de turismo. Além disso, a aplicação de questionário com turistas também foi relevante para que se pudesse alcançar o objetivo geral do trabalho, o de compreender o uso dos blogs de viagem como estratégia na promoção da localidade. Por meio de tais instrumentos de coleta de dados, foi constatado que a utilização dos blogs de viagem pelos turistas é feita como fonte de informação turística, isto é, adquirir novos conhecimentos acerca dos destinos turísticos. Verifica-se ainda que o blog de viagem, diferente do site oficial de turismo, revela um contato mais próximo com o turista, apresentando uma abordagem e linguagem informal e aparência acessível. Com base nos resultados obtidos e fundamentos teóricos apresentados, propõe-se ao final deste trabalho um blog de viagem para o Curitiba, Região e Litoral Convention e Visitors Bureau que objetiva, além de fonte de informação, também a promoção de suas empresas associadas.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The following work aims the study of the travel blogs as a tourist promotion tool. The evolution of the distribution channels and blogs as information dissemination, was considered as base, thus highlighting its influence on tourism promotion. For a better understanding of this study, three travel blogs were analyzed: Ducs Amsterdam, Conexão Paris and Sol de Barcelona. This analysis was fulfilled through interviews with bloggers responsible for the platforms and a form created with the intention of discern the characteristics present in travel blogs and official tourism sites. In addition, the application of questionnaires with tourists was also relevant to achieve the general objective of the work, to understand the use of travel blogs as a strategy to local promote. It was found, by means of data collection instruments, that the use of travel blogs by tourists is utilized as a source of tourist information, in other words, to acquire new knowledge about tourist destinations. It was also verified that the travel blog, different from the official tourism site, reveals a closer contact of the tourist, presenting an approach and informal language and accessible appearance. Based on the results obtained and theoretical foundations presented, at the end of this work, a travel blog for the Curitiba, Region and Coastal Convention and Visitors Bureau, is proposed, that aims, in addition to source of information, also the promotion of its associated companies.-
Formato: dc.format97 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMídia social-
Palavras-chave: dc.subjectBlogs-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Título: dc.titleO uso dos blogs de viagem na promoção da localidade : análise das plataformas digitais de Paris, Amsterdam e Barcelona-
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