Produtos experienciais para o tour da Arena da Baixada

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Autor(es): dc.contributorGândara, José Manoel Gonçalves-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo-
Autor(es): dc.creatorSilva Neto, Aldeniz Leite da, 1991--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:04:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:04:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-03-
Data de envio: dc.date.issued2017-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/62957-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62957-
Descrição: dc.descriptionOrientador : José Manoel Gonçalves Gândara-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Curso de Graduação em Turismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho foi realizado para conclusão da disciplina de Projeto de Planejamento e Gestão em Turismo II, do curso de Turismo da Universidade Federal do Paraná. O objetivo da presente pesquisa foi conformar produtos experienciais para o tour do estádio Joaquim Américo, chamado de Arena da Baixada. A Arena da Baixada tem um importante papel na história não apenas do Clube Atlético Paranaense como também para Curitiba, pois foi renovada para realização de jogos na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Grandes clubes utilizam suas arenas além do jogo de futebol e promovem produtos para visitantes de todos os perfis. Seguindo conceitos teóricos e elaborando pesquisas de modelos dos grandes clubes e estádios, foram abordados conceitos do uso das novas arenas e turismo ligado ao futebol. Com uma metodologia extensa, esta pesquisa passa por 3 etapas de metodologia, sendo uma nova técnica utilizada, chamada de design thinking, onde se desenvolvem personas para agrupar diferentes perfis de consumidores e assim conseguir conformar produtos interessantes para cada perfil. Dentro do design thinking foi utilizada também a técnica do shadowing - sombra -, que se realiza com o acompanhamento do vistante pelo pesquisador para analisar todos os detalhes de sua experiência. Por fim, com a análise de todos os resultados das pesquisas foi possível conformar produtos experienciais para cada perfil que visita o tour da Arena da Baixada, levando em consideração as esferas da experiência: Aprendizagem, Estética/Contemplação, Evasão e Entretenimento. Além de exemplos de produtos também foram apresentados média de custos e prazos para implementação.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This work was held for the Planning and Management Project in Tourism II of the Federal Parana University Tourism Course conclusion. The aim of this research is to create new experiencial products for the tour visits of Joaquim Americo Stadium, called Arena da Baixada. Arena da Baixada has an important role not only in the Atletico Paranaense’s history, but also in Curitiba’s history as was renovated for the Brazil World Cup 2014. Important soccer clubs uses it’s arenas besides the soccer game, but to promote different products for different kind of custumers. Following theorical concepts and doing researchs of the important clubs and arenas, concepts of using the new arenas and also tourism related to football. With an extensive methodology, this research reaches 3 steps, using a new methology technic, called design thinking, where personas are created to cluster different custumer profiles and then develop products to each cluster. Whitin the design thinking, was use the shadowing technic, which helped the researcher to investigate visitor’s experience. Lastly, analising all the results was possible to create experiencial products for each visitor’s profile in the Arena da Baixada tour, considering the realms of the experience economy: Esthetic, Escapist, Entertainment and Educational. Besides the products examples, were presented costs and timing for implementation.-
Formato: dc.format98 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFutebol-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo - Curitiba (PR)-
Título: dc.titleProdutos experienciais para o tour da Arena da Baixada-
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