Herdeiros dos caiçaras : um estudo da história, cultura e educação de alunos e moradores da Ilha do Mel

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Autor(es): dc.contributorFidelis, Lourival de Moraes, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais-
Autor(es): dc.creatorDias, Caroline Liegel, 1992--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:01:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:01:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/62945-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62945-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Lourival de Moraes Fidelis-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Ensino para Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 10/05/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 66-71-
Descrição: dc.descriptionResumo: Nosso trabalho dissertativo tem como objetivo estudar a formação da identidade coletiva do caiçara, e as relações socioambientais dos moradores da Ilha do Mel. O autorreconhecimento, em determinada população tradicional, como a caiçara tem como base a identidade que se constrói e o resultado do contato com a sociedade urbana-industrial que os envolve. Pode se dizer que a Ilha do Mel, por conta da sua proximidade com o continente, bem como um turismo anual, sofreu a perda desse autorreconhecimento? Nossa pesquisa busca responder essa questão, além de discutir através do produto da dissertação elementos para se trabalhar em sala de aula a questão da cultura local, a fim de contribuir para uma educação emancipatória, e para o desenvolvimento da criticidade e subjetividade nos estudantes. Palavras-chave: Ilha do Mel. Nova Brasília. Autorreconhecimento. Caiçara. Comunidades Tradicionais.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Our dissertation aims to study the formation of the collective identity of the caiçara, and the socioenvironmental relations of the residents of Ilha do Mel. The self-recognition, in a certain traditional population, is based on the identity that is constructed and the result of the contact with the urban-industrial society that surrounds them. Can be said that Ilha do Mel, due to its proximity to the mainland, as well as annual tourism, has suffered the loss of this self-recognition? Our research seeks to answer this question, besides discussing through the product of the dissertation elements to work in the classroom the issue of local culture, in order to contribute to an emancipatory education, and to the development of criticality and subjectivity in students. Keywords: Ilha do Mel. Nova Brasilia. Self-recognition. Caiçara. Traditional Communities.-
Formato: dc.format72 p. : il.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCaiçara-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Ilha do Mel (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectIlha do Mel (PR) - História-
Título: dc.titleHerdeiros dos caiçaras : um estudo da história, cultura e educação de alunos e moradores da Ilha do Mel-
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