Roteirização turística e ética : uma análise dos pacotes comercializados no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorGomes, Bruno Martins Augusto-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo-
Autor(es): dc.creatorSilvestre, Martina Fritzen, 1994--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T12:58:33Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T12:58:33Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/62922-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62922-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Bruno Martins Augusto Gomes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de ..., Curso de Graduação em...-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem por objetivo analisar se os roteiros comercializados no Brasil envolvem a comunidade autóctone e respeitam os princípios éticos. A partir de uma pesquisa bibliográfica sobre ética, turismo, comunitarismo e suas relações foram analisados materiais disponibilizados em plataforma online pelas operadoras, realizou-se entrevistas com gerentes de operadoras turísticas e foram aplicados questionários junto a turistas. As pesquisas de campo evidenciaram, entre os pesquisados, a falta de uma maior preocupação com os destinos turísticos e suas populações, assim como baixo respeito à ética e à dignidade humana por parte de empresários, governo, autóctones e turistas. Perante os resultados obtidos, foi proposto um projeto de turismo em uma plataforma online, um blog, com a função de discutir a ética no turismo.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The objective of this work is to analyze if the routes commercialized in Brazil involve the native community and respect the ethical principles. Based on a bibliographical research on ethics, tourism, communitarianism and their relationships, materials were analyzed in an online platform by the operators, interviews with managers of tourist operators were carried out and questionnaires were applied with tourists. Field research has shown that there is a lack of concern about tourist destinations and their populations, as well as low respect for ethics and human dignity on the part of businessmen, the government, local people and tourists. Given the results obtained, a tourism project was proposed in an online platform, a blog, with the purpose of discussing ethics in tourism.-
Formato: dc.format76 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo - Etica-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo - Aspectos sociais - Brasil-
Título: dc.titleRoteirização turística e ética : uma análise dos pacotes comercializados no Brasil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.