A utilização de tecnologias de informação e comunicação em agências de turismo de florianópolis/SC

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorTeles, Margarete Araújo, 1960--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Curso de Graduação em Turismo-
Autor(es): dc.creatorDamazio, Bruna, 1991--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T12:59:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T12:59:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2019-09-02-
Data de envio: dc.date.issued2016-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/62911-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62911-
Descrição: dc.descriptionOrientador : Margarete Araújo Teles-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Humanas, Curso de Graduação em Turismo-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho analisa o atual cenário competitivo das agências de turismo de Florianópolis/SC frente às influências que as tecnologias de informação e comunicação (TICs) exercem sobre a comercialização de viagens. A fim de cumprir com o objetivo central, realizou-se pesquisa exploratória e bibliográfica, que fundamentaram o referencial teórico conforme segue: agências de turismo; as tecnologias da informação e comunicação inseridas no cotidiano das agências de turismo; as tecnologias da informação e comunicação inseridas no cotidiano do consumidor de viagens; competitividade no mercado de agenciamento de viagens. Em seguida, foi aplicada a técnica de estudo de caso com quatro agências de turismo de Florianópolis, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevistas semi-estruturadas, in loco. A análise dos dados coletados se deu através da análise de conteúdo, onde foram levantados indicadores que auxiliaram na interpretação dos resultados. As informações obtidas possibilitaram a construção de um panorama a respeito da utilização de TICs pelas agências de turismo de Florianópolis, pôde-se identificar então gaps do agenciamento no universo digital. Em resposta propôs-se o projeto "Agenciamento de viagens & TICs", que consiste na elaboração de uma cartilha digital, a criação de quatro vídeos, a realização de um workshop e a formação de um comitê de agências de turismo; isto no intuito de orientar o comportamento das agências de turismo, de modo que consigam fazer melhor uso das facilidades e oportunidades que as TICs oferecem.-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The present paper intends to analyze the current competitive scenario of the tourist agencies of Florianópolis/SC in the face of the influences that information and communication technologies (ICTs) exert on the travel marketing. In order to fulfill the goal, an exploratory and bibliographical research was carried out, which based the theoretical reference as follows: tourism agencies; the information and communication technologies inserted in the daily life of tourism agencies; the information and communication technologies inserted in the travel consumer's daily life; competitiveness in the travel agency market. Then, the case study technique was applied with four tourism agencies in Florianópolis, and the data collection was performed through semi-structured interviews, in loco. The analysis of the collected data was done through the content analysis, where indicators were raised that helped in the interpretation of the results. The information obtained made it possible to construct an overview of the use of ICTs by tourism agencies in Florianópolis, and it was possible to identify gaps of the agencies in the digital universe. In response, the project "Travel Agency and TICs" was proposed, which consists of the elaboration of a digital booklet, the creation of four videos, the holding of a workshop and the formation of a committee of tourism agencies; In order to guide the behavior of tourism agencies so that they can make better use of the facilities and opportunities offered by ICTs.-
Formato: dc.format71 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectTurismo-
Palavras-chave: dc.subjectAgentes de viagem-
Título: dc.titleA utilização de tecnologias de informação e comunicação em agências de turismo de florianópolis/SC-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.