Um mês em Dachau : apontamentos acerca da relação entre direito e literatura por meio da obra de Vladímir Sorókin

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Autor(es): dc.contributorChueiri, Vera Karam de, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Jurídicas. Curso de Graduação em Direito-
Autor(es): dc.creatorAraújo, Leonardo Santos de, 1994--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:04:46Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:04:46Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-29-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/62819-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62819-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Vera Karam de Chueiri-
Descrição: dc.descriptionMonografia (Graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Curso de Graduação em Direito-
Descrição: dc.descriptionResumo: A presente pesquisa se condensa a partir de uma investigação da relação entre o direito e a literatura a partir da obra do escritor russo Vladimir Sorókin, um conto chamado Um mês em Dachau . Em primeiro lugar, se busca situar o conto em seu contexto, enquanto representante da literatura russa pós-moderna, bem como fazer uma leitura do próprio conto, elucidando seus elementos essenciais e propondo uma justificativa de sua importância como objeto da análise. Em segundo lugar, é necessário realizar um aporte teórico com a filosofia, de forma a compreender melhor os elementos trazidos pelo conto, especialmente no que se refere à perspectiva de Agamben, ao traduzir a importância do estudo sobre a experiência do totalitarismo no século XX, com ênfase na realidade dos campos de concentração na Alemanha Nazista, e o que isso significa para as democracias e o direito contemporâneos. O pensamento de Jacques Rancière, especialmente a partir do conceito de "partilha do sensível", é instrumental para a compreensão do potencial disruptivo da literatura e da arte no geral, e funciona como um complemento ao aporte filosófico que demonstra a possibilidade de mudanças no imaginário social e jurídico a partir da literatura. Tal perspectiva direciona diretamente à terceira e última parte, que enuncia as formas em que a relação entre direito e literatura já foi trazida para o meio acadêmico, bem como a reflexão acerca de um direito específico e humano à literatura. Conclui-se que a reflexão dos problemas do direito a partir da literatura tem pontos positivos a contribuir com esse difícil acerto de contas com um passado autoritário e ultrajante à humanidade, e que a leitura do conto em objeto pode ser de interesse particular para esse confronto.-
Formato: dc.format77 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectDireito e literatura-
Título: dc.titleUm mês em Dachau : apontamentos acerca da relação entre direito e literatura por meio da obra de Vladímir Sorókin-
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