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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Jean Carlos, 1980- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Autor(es): dc.creator | Kogin, Fernanda Caron, 1994- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2020-01-31T13:10:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2020-01-31T13:10:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-09 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/62782 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62782 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação: Cultura, Escola e Ensino. Defesa : Curitiba, 08/03/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 94-96 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Essa pesquisa, vinculada ao grupo de pesquisa ELiTe/CNPq/UFPR (Laboratório de Estudos em Educação Performativa, Linguagem e Teatralidades), debruça-se sobre processo de construção cênica de CARMEN GROUP (Centro de Treinamento em Corpo, Arte, Movimento e Encenação), desenvolvido no âmbito das disciplinas Laboratório Experimental de Linguagens Cênicas, Laboratório de Performance e Teoria da Performance no curso de graduação em Produção Cênica, Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Pretende-se nesta pesquisar analisar e compreender os sentidos da prática teatral universitária a partir de discursos verbo-visuais produzidos para o espetáculo "A Serpente" de Nelson Rodrigues. O quadro teóricometodológico apoia-se na perspectiva dialógica, que tem nos estudos de Bakhtin e o Círculo sua principal ancoragem, de modo que possa compreender junto com a teoria, a visualização das informações culturais de forma verbo-visual e a produção de sentidos no teatro universitário. A análise do processo criativo da peça em questão, toma como centralidade a produção de um protocolo audiovisual (videoarte), produzida com o intuito de compreender as marcas enunciativo-discursivas de todo o processo nos corpos e memórias dos integrantes do grupo. A partir da análise, concluise que a presença de um designer em um grupo teatral durante o processo criativo, tem um impacto significativo nos processos vivenciados. A criação e desenvolvimento de conteúdos visuais são essenciais para registro histórico do grupo, sua inserção em redes e mídias digitais, como também para a divulgação dos espetáculos, facilitando assim a comunicação entre grupo e público, especialmente na produção teatral universitária, que se constitui enquanto espaço de formação artística e acadêmica. Palavra-chave: Universidade. Bakhtin e o Círculo. Protocolos Audiovisuais. Verbovisualidade. Teatro Universitário. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research, linked to the research group ELITE / CNPq / UFPR (Laboratory of Studies in Education, Language and Theatricalities), focuses on the process of construction of the scenic CARMEN GROUP (Corpo.Arte.Movimento.Encenação). It was developed under the discipline of Laboratory of Scenic, Performance Laboratory and Theory of Scenic Performance, Federal University of Paraná, in Curitiba. The intention is to perform an analysis and understand the meanings of the practice of university form from verbal-visual discourses produced for the show "The Serpent" by Nelson Rodrigues. The theoretical-methodological framework is based on the dialogical perspective, which has in Bakhtin's studies and the Circle its main anchorage, so as to be able to accompany the theory, the visualization of cultural information in a verbal-visual form and the production of new senses present not university theater. The analysis of the creative process of the piece in question takes as its centrality the production of an audiovisual protocol (video art), produced with the purpose of understanding the enunciative-discursive marks of the whole process in the bodies and memories of the members of the group. From the analysis, it is concluded that the presence of a designer in a theatrical group during the creative process, has a significant impact on the processes experienced. The creation and development of visual content are essential for the group's historical record, its insertion in digital networks and media, as well as for the dissemination of the spectacles, thus facilitating communication between groups and the public, especially in theatrical university production, space of artistic and academic formation. Keywords: University. Bakhtin and the Circle. Audiovisual Protocols. Verbo-visuality. | - |
Formato: dc.format | 96 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teatro - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidades e faculdades | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Título: dc.title | Teatro e design : reverberações verbo-visuais no processo criativo universitário de A serpente, do Carmen Group | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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