Entre vilas : a sociabilidade juvenil como produtora de sentidos em um colégio na periferia de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorBega, Maria Tarcisa Silva, 1953--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia-
Autor(es): dc.creatorMattar, Kamille Brescansin, 1991--
Data de aceite: dc.date.accessioned2020-01-31T13:05:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2020-01-31T13:05:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/62770-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62770-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profª. Dr.ª Maria Tarcisa Silva Bega-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia. Defesa : Curitiba, 13/03/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 145-150-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho de dissertação se desenvolve a partir do estudo de caso de um Colégio Estadual situado em uma periferia de Curitiba, no bairro Uberaba. A escolha deste colégio como objeto é decorrente do interesse nas condições territóriais em que está situado, a saber, um bairro considerado de periferia em relação à realidade da cidade. Com isso, temos como objetivo propor uma interpretação sobre a forma como os atores escolares, no caso, os estudantes, atribuem sentidos às suas experiências dentro deste ambiente escolar, considerando como hipótese que o território, o espaço urbano em que está situado, influência neste processo. Diante disso, argumenta-se que a experiência que ocorre no interior da escola está relacionada também com as experiências fora daquele ambiente, que incluem não apenas às considerações sobre o espaço urbano e a periferia, mas também sobre a condição juvenil dos estudantes. Por fim, defende-se que os elementos que pautam e constituem às relações e interações entre os jovens, as suas sociabilidades, são mobilizados por eles enquanto estudantes para atribuir sentidos às práticas no interior do ambiente escolar. A sociabilidade surge aqui enquanto produtora de sentidos. O referencial teórico utilizado parte da concepção de experiência social proposta por Dubet (1994), a partir da qual pretendemos abordar a experiência dos estudantes espaço escolar; articulado com a sociologia compreensiva de Weber (2008), em que é dada ênfase aos sentidos das ações sociais. A metodologia adotada é baseada em métodos qualitativos e empíricos, através da observação participante e análise etnográfica dos dados coletos. Palavras-chave: espaço urbano, periferia, experiência social, escolas públicas, etnografia escolar.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation develops from the case of study of a State College located in a periphery of Curitiba, in the neighborhood of Uberaba. The choice of this college as an object derives from the interest in the territorial conditions in which it is situated, namely a neighborhood considered peripheral to the reality of the city. With this, we aim to propose an interpretation on how school actors, in this case, students, give meaning to their experiences within this school, but considering as hypothesis the effects that the territory assumes in this context. Therefore, it is argued that the experience that occurs inside the school is also related to the experiences outside that environment, which include not only the considerations about the urban space and the periphery, but also about the youthful condition of the students. Finally, it is defended that the elements that guide and constitute the relationships and interactions among young people, their sociabilities, are mobilized by them as students to attribute meanings to practices within the school. Sociability arises here as a producer of meanings. The theoretical framework used is based on the concept of social experience proposed by Dubet (1994), from which we intend to discuss the experience of students in the school; articulated with Weber's comprehensive sociology (2008), in which emphasis is given to the meanings of social actions. The methodology adopted is based on qualitative and empirical methods, through participant observation and ethnographic analysis of data collection. Keywords: urban space, urban outskirt, social experience, public school, school etnografy.-
Formato: dc.format152 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes - Aspectos sociais-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Palavras-chave: dc.subjectPeriferias urbanas-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectEspaço urbano-
Palavras-chave: dc.subjectSociologia-
Título: dc.titleEntre vilas : a sociabilidade juvenil como produtora de sentidos em um colégio na periferia de Curitiba-
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