Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Vecchia, Anielly Dalla, 1989- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Amanda Carolayne Mathias, 1996- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:30:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:30:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/62764 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62764 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora : Anielly Dalla Vecchia | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Saúde Coletiva | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Estima-se que 80% da população brasileira utiliza o Sistema Único de Saúde (SUS), diante disto, faz-se necessária a atuação qualificada dos profissionais de saúde pública. A atuação do cirurgião dentista na Estratégia Saúde da Família (ESF) ainda é muita vaga, esse profissional ainda é visto como aquele que deve ficar dentro da sala fazendo apenas curativos, de maneira mais simples, tirando a dor dos pacientes. Assim sendo, os objetivos deste estudo baseiam-se em identificar o papel do cirurgião do Cirurgião Dentista na rede pública de saúde, investigar as dificuldades enfrentadas no início de sua prática e verificar a inserção deles na Equipe de Saúde da Família. Esta pesquisa consiste em uma revisão de literatura sistemática, de cunho qualitativo. Foram utilizadas publicações datadas entre 2000 a 2019, nas bases de dados SCIELO, BIREME E UNASUS, utilizando os descritores: Saúde Coletiva; Saúde Bucal; Estratégia Saúde da Família; Cirurgião Dentista. Verificou-se que existe uma grande dificuldade nas áreas de: coordenação local das unidades de saúde, planejamento dos parâmetros e definição das estratégias de atuação, falta de apoio da secretaria municipal de saúde, estruturas físicas precárias das unidades, entre outros. Atualmente já existem muitas Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) com os profissionais de Odontologia inseridos, mas ainda existe um longo caminho a ser percorrido. Muitos Cirurgiões Dentistas, se sentem isolados do restante da ESF. Verificou-se também que, com a inserção dos estudantes de odontologia, no seu estágio supervisionado, na Estratégia de Saúde da Família, criou-se profissionais mais capacitados e humanizados, visando a promoção e prevenção da saúde de modo geral. | - |
Formato: dc.format | 21 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Odontologia - Aspectos sociais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégia Saúde da Família - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Saúde bucal | - |
Título: dc.title | Perspectivas e realidade de atuação do cirurgião dentista na atenção básica à saúde : rede de apoio e proteção social | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: