
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Menezes, Marcia Santos de, 1966- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Autor(es): dc.creator | Narok, Dhandrea Vithoria Rodrigues, 1997- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:22:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:22:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-20 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/62752 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62752 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Márcia Santos Menezes | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Ciências Biológicas | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Para a conservação dos fragmentos florestais é necessário o conhecimento de suas características, sendo os animais um dos maiores influenciadores para a ecologia local. Foi feito o levantamento dos mamíferos não voadores em uma mata ciliar cercada por matriz agrícola na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina, com o objetivo de discutir sua importância considerando alguns conceitos ecológicos. Foram utilizados dois métodos de amostragem indiretos: vestígios e vídeos de armadilhas fotográficas; e um direto: visualizações durante caminhadas por trilhas prédefinidas, principalmente durante a noite e sob lua nova ou minguante, dois dias por mês, de setembro a maio. Os vestígios encontrados foram: fuçadas e tocas em abundância, solo remexido e pisoteado por Sus scrofa, solo barrento com conchas de Corbicula fluminea (Bivalve) abertas e solo remexido na encosta do rio. Os vídeos da câmera registraram três espécies: Dacypus novemcictus, Nasua nasua e dois pequenos roedores (Myomorpha), registrados como uma única espécie. Visualizações diretas amostraram 11 espécies: Didelphis albiventris, D. novemcictus, Lepus europaeus, Cerdocyon thous, Lontra longicaudis, Canis lupus familiaris, Felis catus, Myocastor caoypus, Dasyprocta sp., Coendou prehensilis e um pequeno roedor Myomorpha (considerada mesma espécie registrada pela câmera). Não foram registradas espécies guarda-chuva, de grande porte, primatas, felídeos ou artiodáctilos nativos. Os registros fotográficos foram incipientes e as visualizações diretas foram significativas por conta do horário e intensidade lunar das coletas. Os vestígios não foram diversos possivelmente devido à falta de sub-bosque denso e presença de animais que forrageiam frequentemente o solo. O fragmento possui uma baixa heterogeneidade ambiental e uma alta similaridade florística, sendo composto principalmente por espécies de mamíferos generalistas e oportunistas. O controle das espécies exóticas, a redução dos impactos humanos, aliado a práticas de recuperação florestal e outros estudos tornam-se necessárias para conservação do fragmento. Palavras-chave: Inventário; mamíferos não voadores; Mata Atlântica; mata ciliar. | - |
| Formato: dc.format | 27 p. : Digital. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciencias da vida | - |
| Título: dc.title | Levantamento de mamíferos não voadores em um fragmento de mata ciliar do oeste do Paraná | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: