Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Menezes, Glauco Gomes de, 1968- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação | - |
Autor(es): dc.creator | Nascimento, Daviane Daniele Perez, 1986- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:07:30Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:07:30Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/62737 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62737 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Glauco Gomes de Menezes | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação. Defesa : Curitiba, 28/03/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 67-72 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa apresenta a gestão da informação no contexto do Serviço de Atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar (SAREH). As informações analisadas se referem aos dados de atendimentos das crianças e jovens em situação de tratamento de saúde e do processo de fluxo da informação, no período de 10 anos (2007 a 2017). Objetiva norteador desta pesquisa é analisar o ciclo de informações do SAREH, como uma perspectiva que seja referência na organização das informações da unidade, atendendo aos critérios normativos estabelecidos pela legislação. Trata de uma pesquisa com abordagem qualitativa de natureza exploratória, delineando nas características exploratórias e documentais, os registros e documentos conservados em instituições públicas como meio de investigação. Conforme a Instrução N° 016 / 2012 - SEED / SUED, que estabelece os procedimentos para a implantação e funcionamento do SAREH, a pesquisa aponta a existência de lacunas informacionais entre a normativa legal e os documentos analisados. Assim, a investigação ao analisar as informações relacionadas ao contexto do SAREH, constatou que na troca de Gestões, os responsáveis pelo tratamento dos registros deixam de explicitar seus conhecimentos, os quais são fundamentais na definição de ações estratégicas do SAREH. O estudo identifica como limitações dois aspectos: (i) a impossibilidade de acesso a uma base de dados estruturada, com informações unificadas entre as unidades, no período de 2007 a 2017; e (ii) a restrição de informações referentes ao processo de gestão, que revelasse os processos de tratamento, uso e disseminação das informações coletas. A pesquisa mostra existência de lacunas encontradas entre a Instrução N° 016/2012 - SEED / SUED e o despacho encaminhado pela SEED (Anexo 2), que podem ser desenvolvidas com os ciclos e fluxos da informação apresentados, pois uma estrutura adequada acarretará em benefícios no processo de gestão empreendido pela SEED, no modo como as informações são recebidas, tratadas e armazenadas. Palavras-chave: Gestão da Informação. Ciclo da Informação. Escolarização Hospitalar. Serviço de Informação. SAREH. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The research presents the information management in the context of the Service of Assistance to the Hospital Schooling Network (SAREH). The information analyzed refers to the data of care of the children and young people in health treatment situation and the process of information flow in the period of 10 years (2007 to 2017). The aim of this research is to analyze the information cycle of SAREH, as a reference point in the organization of the information of the unit, taking into account the normative criteria established by the legislation. It is a research with a qualitative approach of exploratory nature, delineating in the exploratory and documentary characteristics, the records and documents preserved in public institutions as a means of investigation. According to Instruction No. 016/2012 - SEED / SUED, which establishes the procedures for the implementation and operation of SAREH, the research points out the existence of information gaps between the legal regulations and the documents analyzed. Thus, when analyzing information related to the context of SAREH, it was found that in the exchange of Management, those responsible for the treatment of records fail to make explicit their knowledge, which are fundamental in defining strategic actions of SAREH. The study identifies as limitations two aspects: (i) the impossibility of access to a structured database, with unified information between the units, in the period from 2007 to 2017; and (ii) the restriction of information related to the management process, which revealed the processes of treatment, use and dissemination of collected information. The research shows the existence of gaps found between Instruction N ° 016/2012 - SEED / SUED and the dispatch sent by SEED (Annex 2), which can be developed with the information cycles and flows presented, as an adequate structure will lead to benefits in the management process undertaken by SEED, in the way information is received, processed and stored. Keywords: Information management. Information Cycle. Schooling. Information Service. SAREH. | - |
Formato: dc.format | 95 p. : il. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Gerenciamento da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolarização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hospitais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Informação | - |
Título: dc.title | Análise para a estruturação do ciclo da informação do serviço de atendimento à Rede de Escolarização Hospitalar do Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: