
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Feustel, Cesar Ricardo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Treinamento de Força e Hipertrofia | - |
| Autor(es): dc.creator | Silva, David Wesley Rocha da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:17:39Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:17:39Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-09-09 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/62731 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62731 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Cesar Ricardo Feustel | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Curso de Especialização em Treinamento de Força e Hipertrofia. | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Os exercícios resistidos há décadas têm sido uma modalidade procurada para manter um corpo bonito e saudável. Todavia, em conjunto com a procura da melhora da imagem estética e do rendimento físico é percebido um aumento no uso de recursos ergogênicos, com destaque aos suplementos alimentares. Assim a presente pesquisa teve como objetivo investigar o uso de suplementação em praticantes de exercícios físicos que frequentam academias na cidade de Curitiba/PR. Para tanto, aplicou-se um questionário em 193 praticantes de exercícios resistidos com idade média de 29±6,9 anos de ambos os sexos. Para apresentação dos dados foi utilizado a estatística descritiva com distribuição de frequência absoluta e relativa. Todas as análises estatísticas foram realizadas com software SPSS, versão 18 softwares Excel, com o suplemento estatístico Action, versão Junho/2015. Se tratando da suplementação 50,65% da amostra utilizam de 3 a 4 tipos de suplementos. Em relação a indicação para uso de SA o maior índice foi dos profissionais de educação física 34,23% para homens e para as mulheres 42,86%. O principal motivo apontado pela amostra para o consumo de suplementação foi à reposição energética de nutrientes, evitando fraqueza entre os homens 28% e 26,47% entre as mulheres. A incidência do uso de suplementos vem crescendo conforme o passar dos anos, tal fato mostra que a população está procurando por outros recursos para ganho de massa muscular sem se preocupar com a alimentação adequada que já atende a sua demanda energética, elevando a orientação de um profissional adequado em relação a sua dieta. | - |
| Formato: dc.format | 23 f : il. graf. tab. color. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Musculação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Suplementação Nutricional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atividade física | - |
| Título: dc.title | Utilização de suplementos alimentares por praticantes de treinamento de força | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: