
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Evlagon, Maria Cristina Navratil | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:33:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:33:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1990 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/62664 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62664 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Carlos Alberto Faraco | - |
| Descrição: dc.description | Coorientadora: Maria Dativa de Salles Gonçalves | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Educação, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 108-111 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho estuda o processo de alfabetização de crianças a partir das inter-relações de três áreas do conhecimento (psicologia, pedagogia e linguística) e a forma pela qual estas inter-relações se apresentam em diferentes práticas deste processo na Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Essa abordagem decorre da compreensão de que os pressupostos teóricos de linguagem e educação, na alfabetização, se justificam e se expressam nas atividades de ensino que o professor realiza, interagindo com seus alunos, na sala de aula. As concepções de linguagem e de educação utilizadas se apoiam, teoricamente nos trabalhos do linguista Valentin N. Voloshinov e do pedagogo Paulo Freire. Os subsídios da área da psicologia, especificamente sobre a aquisição do conhecimento, tem como referencial os trabalhos de L. S. Vygotsky. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This paper is a study on the teaching of reading and writing in the public school system in Curitiba. The process of teaching children to read and write is studied here in the light of the interrelationship of psychology, pedagogy and linguistics. The author also focuses her attention on the ways these interrelationships appear in different phases of the process. Such an approach derives from the fact that the assumptions regarding language end education - in the process of teaching reading and writing - are justified and expressed by the activities carried out by the teacher as he or she interacts with his or her pupils. The concepts of language and education used in this paper are based on the works of linguist Valentin N. Voloshinov and pedagogue Paulo Freire. Subsidies in the field of psychology - and specifically those regarding children's learning - were collected in the works of L. S. Vygotsky. | - |
| Formato: dc.format | 111 f. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização - Curitiba (PR) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Considerações sobre o processo de alfabetização : uma perspectiva sócio-interaccionista | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: