
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Pavão, Zelia Milleo, 1928-2021 | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Zagonel, Bernadete | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:34:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:34:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-11-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1983 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/62639 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62639 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Zélia Milléo Pavão | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 93-97 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo deste trabalho é fornecer subsídios que propiciem o desenvolvimento da educação musical na escola brasileira de 1° grau, conforme as possibilidades locais. Para enfatizar o valor da música na educação e na sociedade, recorreu-se à história, analisando que papéis lhe foram atribuídos em diferentes épocas. Comprovada sua necessidade na vida humana, nos mais diferentes sentidos: mágico, educativo, religioso, diletante, questionou-se sua posição e atuação no mundo de hoje, sobretudo no que se refere à educação, em especial à brasileira. Após breve análise do ensino musical na escola, foram detectados fatos que condicionaram a explanação de alguns métodos ativos de educação musical, mundialmente conhecidos e consagrados, pelos excelentes resultados obtidos. De posse desses dados, considerou-se desejável a formulação de uma proposta metodológica que atende às circunstâncias brasileiras, fruto da experiência profissional e da aplicação de diversas linhas de pensamento sobre a educação musical na atualidade. | - |
| Descrição: dc.description | Résumé: L’ objectif de ce travail est de fournir des subsides qui permettent le développement de l’ éducation musicale dans l’ école brésilienne du ler. Degré, selon les possibilités locales. Pour mettre em valeur la musique dans l’ éducation et dans la société, on a eu recours à l’ histoire, analysant quels rôles on lui a attribués dans les différrentes époques. Sa nécessité dans la vie humaine étant prouvée, dans les sens les plus divers: magique, éducatif, religieux, dilettante, sa position et son rôle dans le monde d’ aujourd’ hui sont remis in cause, surtout en ce qui touche l’ éducation, spécialement la brésilienne. Après une rapide analyse de l’ enseignement musical à l’ école, on a détecté quelques faits qui ont conditiónné l’ exposé de quelques méthodes actives de l’ education musicale, mondialement, connues et consacrées, par les résultats excellents obtenus. En pouvoir de ces données, on a considéré désirable la formulation d’ une proposition méthodogique qui se prête aux circonstances brésiliennes, fruit déxpérience professionnelle et de l’ application de diverses lignes de pensée sur l’ éducation musicale dans l’ atualité. | - |
| Formato: dc.format | 97 f. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redação acadêmica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música - Instrução e estudo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Considerações sobre a música na sociedade através dos tempos e sua importância na educação : uma proposta metodológica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: