Mapa do potencial econômico publicitário de Curitiba

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPacheco, Vicente, 1952--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negócios-
Autor(es): dc.creatorBorges, Flavia Valeria Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:07:42Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:07:42Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2006-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/62634-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62634-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Vicente Pacheco-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Especializaçao) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciencias Sociais Aplicadas, Curso de Especializaçao em Gestao de Negocios-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste estudo apresentamos o mapeamento do comportamento da verba publicitaria em Curitiba e Região Metropolitana, buscando observar todo o processo de mídia, seja ela conservadora ou alternativa e seus investimentos para identificar oportunidades e ameaças. E ainda, em uma perspectiva histórica, apresentamos os critérios de classificação sócio-econômica do consumidor brasileiro desenvolvidos por ABA-Abipeme, sobre os quais e feita uma análise critica. Concluímos que podemos explorar as pesquisas demográficas como forma de atração de investimentos publicitários, já que Curitiba e conhecida como "Cidade Teste" no momento em que as empresas decidem lançar um produto ou serviço. Esse "título" deve-se ao perfil demográfico privilegiado que a cidade apresenta em relação a outros municípios do estado e inclusive do Brasil. Nos últimos cinco anos a cidade de Curitiba teve um nivelamento nas classes sociais, proporcionando uma melhora na qualidade de vida. Houve uma redução significativa na classe E, o que representa melhores condições de vida e aumento no potencial de consumo. De outro modo, a redução da classe A mostra uma redistribuição de renda e podemos dizer que se trata de uma sociedade pouco mais justa neste critério. Percebemos que a população curitibana tem crescido a taxas inferiores a media brasileira, denotando maior estabilidade de crescimento e uma relação de equilíbrio com as medias brasileiras. Concluindo, as principais tendências e o montante de investimentos no Estado do Paraná continuam confirmando o foco na industrialização e na área de serviços sem, no entanto, abandonar o setor agrícola.-
Formato: dc.format120 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade - Curitiba (PR) - Curitiba (PR)-
Palavras-chave: dc.subjectPublicidade - Estudos de viabilidade - Curitiba (PR) - Estudos de viabilidade - Curitiba (PR)-
Título: dc.titleMapa do potencial econômico publicitário de Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.