
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Lorenz, Karl Michael | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Peixoto, Maria Inês Hamann, 1947- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:50:44Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:50:44Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-08-12 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 1980 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/62633 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62633 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Dr. Karl Michael Lorenz | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educação | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 93-96 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A pesquisa tem por objetivo: 91) Verificar a influência das variáveis pré-escolaridade e nível sócio-econômico (NSE), como também a interação entre ambas, sobre os escores de prontidão medidos pelos Testes ABC, na sua totalidade e em cada um dos oito testes que o compõe;. (2) Verificar a intensidade com que as atividades relacionadas com a prontidão para leitura e escrita são realizadas nas classes de pré-escolar; (3) Verificar a intensidade com que atividades ligadas à prontidão para leitura e escrita são realizadas em casa, pelos sujeitos da pesquisa. A amostra, selecionada aleatoriamente, constituiu-se de 72 sujeitos, sendo 36 de NSE alto e 36 de NSE baixo, matriculados na 1ª série do 1º Grau em 8 escolar da Rede Estadual de Ensino, dentro do Município de Curitiba. O tratamento estatístico utilizado foi a análise de vaiância para esquemas fatoriais 2x2. Os principais resultados encontrados foram: (a) A pré- escolaridade influi significativamente nos índices de prontidão; (b) o NSE afeta significativamente os índices de prontidão; (c) Não existe interação significativa entre as variáveis pé-escolaridade e NSE com relação aos índices de prontidão; (d) A pré-escolaridade não afeta significativamente os índices de prontidão dos sujeitos de NSE alto, mas afeta significativamente os índices de prontidão dos sujeitos de NSE baixo; (e) Os fatores relacionados com os testes 1 a 7 dos Testes ABC são os que diferenciam significativamente os sujeitos com e sem pré-escolaridade; (f) Os fatores relacionados com os testes3 e 8 dos Testes ABC são os que diferenciam significativamente os sujeitos NSE alto e do NSE baixo. | - |
| Formato: dc.format | 112 f. : il., tabs. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | Disponível em formato digital | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Aspectos econômicos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação pre-escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
| Título: dc.title | Análise dos resultados globais e parciais obtidos nos testes ABC relacionando os efeitos da pré-escolaridade, do nível sócio-econômico e da interação entre ambos sobre a prontidão para leitura e escrita | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: