Análise dos resultados globais e parciais obtidos nos testes ABC relacionando os efeitos da pré-escolaridade, do nível sócio-econômico e da interação entre ambos sobre a prontidão para leitura e escrita

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLorenz, Karl Michael-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação-
Autor(es): dc.creatorPeixoto, Maria Inês Hamann, 1947--
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:50:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:50:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-12-
Data de envio: dc.date.issued1980-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/62633-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62633-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Dr. Karl Michael Lorenz-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Pós-Graduação em Educação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 93-96-
Descrição: dc.descriptionResumo: A pesquisa tem por objetivo: 91) Verificar a influência das variáveis pré-escolaridade e nível sócio-econômico (NSE), como também a interação entre ambas, sobre os escores de prontidão medidos pelos Testes ABC, na sua totalidade e em cada um dos oito testes que o compõe;. (2) Verificar a intensidade com que as atividades relacionadas com a prontidão para leitura e escrita são realizadas nas classes de pré-escolar; (3) Verificar a intensidade com que atividades ligadas à prontidão para leitura e escrita são realizadas em casa, pelos sujeitos da pesquisa. A amostra, selecionada aleatoriamente, constituiu-se de 72 sujeitos, sendo 36 de NSE alto e 36 de NSE baixo, matriculados na 1ª série do 1º Grau em 8 escolar da Rede Estadual de Ensino, dentro do Município de Curitiba. O tratamento estatístico utilizado foi a análise de vaiância para esquemas fatoriais 2x2. Os principais resultados encontrados foram: (a) A pré- escolaridade influi significativamente nos índices de prontidão; (b) o NSE afeta significativamente os índices de prontidão; (c) Não existe interação significativa entre as variáveis pé-escolaridade e NSE com relação aos índices de prontidão; (d) A pré-escolaridade não afeta significativamente os índices de prontidão dos sujeitos de NSE alto, mas afeta significativamente os índices de prontidão dos sujeitos de NSE baixo; (e) Os fatores relacionados com os testes 1 a 7 dos Testes ABC são os que diferenciam significativamente os sujeitos com e sem pré-escolaridade; (f) Os fatores relacionados com os testes3 e 8 dos Testes ABC são os que diferenciam significativamente os sujeitos NSE alto e do NSE baixo.-
Formato: dc.format112 f. : il., tabs.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationDisponível em formato digital-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Aspectos econômicos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação pre-escolar-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura-
Palavras-chave: dc.subjectEscrita-
Título: dc.titleAnálise dos resultados globais e parciais obtidos nos testes ABC relacionando os efeitos da pré-escolaridade, do nível sócio-econômico e da interação entre ambos sobre a prontidão para leitura e escrita-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.