Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Schelp, Patrícia Paula, 1978- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Linguagem e Comunicação | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Ana Paula de Lima | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:36:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:36:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-04-13 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/62563 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62563 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Patrícia Paula Schelp | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Linguagem e Comunicação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Este artigo apresenta uma pesquisa sobre o interesse dos ouvintes e sua relação com a Língua Brasileira de Sinais - Libras, no curso de extensão "Curso de Libras - Nível Básico e Intermediário", da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral (UFPR Litoral), promovido pela Seção de Políticas Afirmativas, Assuntos Estudantis e Comunitários do Setor Litoral (SEPOL). O objetivo foi analisar os motivos que levaram os participantes ouvintes a frequentar o curso ofertado entre 2017 e 2018, na cidade de Matinhos-Paraná, por meio de uma pesquisa bibliográfica, documental e de campo, na perspectiva qualitativa. Como sujeitos da pesquisa, optou-se em selecionar os candidatos do curso de extensão. Como instrumento de análise foram utilizados os formulários de inscrição. A análise das respostas dos 20 candidatos ingressantes no curso indicou a necessidade da oferta de um curso de Libras para a comunidade acadêmica e comunidade externa, mostrando a importância do curso de Libras para os ouvintes conforme suas demandas pessoais e profissionais. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos - Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua brasileira de sinais | - |
Título: dc.title | Libras nas mãos dos ouvintes : aprendendo uma língua visual | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: