
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Stoltz, Tania, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Juliana, 1986- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:35:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:35:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/62523 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62523 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profª Drª. Tania Stoltz | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 29/03/2019 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 77-81 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo identificar a possibilidade de reconhecer os contos milenares enquanto experiência estética capaz de oportunizar autoconhecimento na formação de professores. Trata-se de estudo teórico, pautado em revisão de literatura do tipo narrativa e na busca sistematizada. Para isso, temos como objetivos específicos, investigar a problemática da experiência estética atual; examinar se a temática do autoconhecimento se expressa na literatura sobre formação de professores; investigar se, e de que forma, os contos milenares aparecem na literatura sobre formação de professores e, investigar na literatura se há indícios de possíveis relações entre autoconhecimento e experiência estética. Concluímos que reconhecer os contos enquanto experiência estética, relaciona-se à produção de subjetividade singular, aqui compreendida como possibilidade de interrupção no campo dos sentidos habitualmente experimentados, conforme Guattari e Duarte Júnior. A experiência com os contos, de acordo com Rudolf Steiner, apresenta-se como possibilidade de experiência estética pois, na interrupção da ordem habitual dos sentidos, permite vivências internas capazes de oportunizar o autoconhecimento e, portanto, ressignificar as relações dos indivíduos consigo e com o entorno. Palavras-chave: Formação de professores. Singularização. Experiência estética. Contos milenares. Autoconhecimento. Rudolf Steiner. Felix Guattari. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The objective of this research is to identify the possibility of acknowledging ancient fairy tales as an aesthetic experience capable of enabling self-knowledge during teacher training. It is a theoretical study based on a narrative literature review and systematized searches. To this end its specific objectives are to investigate the problematics of current aesthetic experience; to examine whether the theme of self-knowledge is expressed in the literature on teacher training; to investigate whether, and in what way, ancient fairy tales appear in the literature on teacher training and to investigate whether the literature contains signs of possible relationships between selfknowledge and aesthetic experience. We conclude that recognizing fairy tales as an aesthetic experience is related to the production of singular subjectivity, understood here as a possibility of interruption in the field of feelings usually experienced, as per Guattari and Duarte Júnior. Experiencing fairy tales, according to Rudolf Steiner, is a possibility of aesthetic experience since, by interrupting the usual order of feelings, it enables inner experiences capable of providing the opportunity for self-knowledge and, therefore, resignifies the relationships of individuals with themselves and with their surroundings. Keywords: Teacher training. Singularization. Aesthetic experience. Ancient tales. Self-knowledge. Rudolf Steiner. Felix Guattari. | - |
| Formato: dc.format | 81 p. : il. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Contos milenares e autoconhecimento na formação de professores : uma experiência estética | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: