
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Garcia, Nilson Marcos Dias, 1951- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Carvalho, Cristiano, 1974- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:35:34Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:35:34Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-26 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/62482 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62482 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garcia | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 23/03/2018 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 145-156 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho teve por finalidade analisar a concepção de ensino e a função dos livros didáticos de Física utilizados no Ensino Superior e no Ensino Médio, assim como a influência exercida pelo livro didático do Ensino Superior na organização dos livros didáticos do Ensino Médio. Desenvolvida no âmbito dos estudos sobre os livros didáticos, nele foi destacada a transposição didática como mediadora nas transformações dos conteúdos em Física. Realizada a partir de pesquisa bibliográfica sobre os conteúdos de Termodinâmica apresentados nos livros didáticos de Física mais utilizados no ensino superior e aqueles escolhidos no PNLD 2015, a investigação apontou uma forte presença, nos livros do Ensino Médio, de conceitos e concepções características dos livros do Ensino Superior. Detectou-se que, de maneira geral, os livros didáticos do Ensino Superior apresentam características que são reproduzidas em diversos livros do Ensino Médio, como, por exemplo, a sequência do conteúdo, o privilegiamento de aspectos quantitativos, as quantidades de exercícios. Entretanto, apesar de a maior parte dos livros didáticos do Ensino Médio apresentar uma concepção disciplinar muito próxima à do Ensino Superior, eles incorporam alguns elementos que os distinguem, ao ressaltarem aspectos da História da Ciência e ao sugerirem atividades experimentais que estão relacionadas ao cotidiano dos alunos. Como esses livros do Ensino Superior são utilizados nos cursos de Licenciatura, foi possível inferir que as questões centrais ligadas à escolha do livro didático estão também atreladas à formação dos professores. Palavras-chave: Livro Didático, Ensino Superior, Transposição Didática, Termodinâmica, PNLD. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This study analyze the teaching conception and the function of the textbooks of Physics used in Higher Education and High School, and the influence exerted by the textbook of Higher Education in the organization of textbooks of High School. Developed in the scope of studies on textbooks, it will highlight the didactic transposition as mediator in the transformations of the contents in Physics. Based on bibliographical research on the Thermodynamics contents presented in the Physics textbooks most used in Higher Education and those chosen in the PNLD 2015, the study indicated a tendency in the High School textbooks of concepts and characteristic of the books of the Higher Education. It was possible to detect that, in general, Higher Education textbooks present characteristics that are reproduced in several High School books, such as the sequence of content, the predominance of quantitative aspects, the amounts of exercise. However, although most High School textbooks present a disciplinary conception very close to that of Higher Education, they incorporate some elements that distinguish them, by highlighting some aspects of the History of Science and suggest experimental activities that are related to the students' daily life. As these Higher Education textbooks are used in college degree courses, it was possible to infer that the central questions related to the choice of the textbooks are also related to the teacher training. Keywords: Textbook, Higher Education, Didactic Transposition, Thermodynamics, PNLD. | - |
| Formato: dc.format | 178 p. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa Nacional do Livro Didático (Brasil) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Física - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Física - Livros didaticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | Do livro didático de física do ensino superior ao do ensino médio : influências, aproximações e afastamentos | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: