
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Corrêa, Ronaldo de Oliveira, 1974- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Design | - |
| Autor(es): dc.creator | Pereira, Rodrigo Mateus, 1977- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:01:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:01:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-11-17 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/62470 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62470 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Corrêa | - |
| Descrição: dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Design. Defesa : Curitiba, 25/09/2019 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 237-246 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta tese tem por objetivo reivindicar uma (e contribuir para a) história da luteria de guitarras no Brasil. Por meio da reconstrução da vida e trabalho dos próprios atores desta atividade nos anos 1960, em São Paulo - SP, explicita não só as particularidades técnicas da profissão do construtor, como suas interações sociais com seus pares, concorrentes, músicos, mercado musical, bem como suas relações com os instrumentos, com as ferramentas, com os materiais e com os processos produtivos que criavam e utilizavam. Conceitualmente tem por base as formas pelas quais o passado é reconstruído pelas lembranças, buscando reunir alguns fragmentos importantes narrados por esses sujeitos e, ao mesmo tempo articulando teorias sobre trabalho e cultura material. Com embasamento na metodologia da história oral, alguns dos sujeitos que estiveram em atividade no período foram entrevistados e puderam contar suas lembranças sobre suas histórias biográfica e laboral, permitindo uma reconstrução, ainda que temporalmente atualizada, de fatos sobre a luteria de guitarras. O recorte temporal foi definido por se tratar do início da atividade no país, cerca de dez anos após a invenção da guitarra elétrica nos Estados Unidos da América, e ainda referir-se a um contexto cultural, político e econômico brasileiro especifico, com a chegada do rock n'roll em território nacional, e uma economia interna protegida, com a importação de bens de consumo restrita e o fomento à indústria do país. Dessa forma foi possível reconstruir a realidade de um grupo específico por meio de suas memórias e evidenciar que, assim como a guitarra elétrica se apresenta como um artefato híbrido, a luteria se apropria de conhecimentos, saberes e habilidades provenientes das mais distintas áreas que se entrelaçam em estratégias para a construção de uma tecnologia específica. Considerando assim os três pilares teóricos propostos como base, foi possível compreender os encadeamentos das trajetórias de cada indivíduo e embasado pelas práticas, espaços e intencionalidades expostas, foi possível narrar uma versão da história brasileira da luteria de guitarras elétricas. Palavras-chave: Cultura Material, Memória, Trabalho, Luteria, Guitarra Elétrica. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This thesis aims to claim one (and contribute to) the history of electric guitar lutherie in Brazil. Through the reconstruction of the life and labor of the actors of this activity in the 1960s, in São Paulo, SP, it explained not only the technical peculiarities of the constructors' activity, but also their social interactions with his peers, competitors, musicians, such as their relationship with the musical instruments, tools, materials and the productive processes, which they created and used. Conceptually it is based on the ways in which the past is reconstructed by memories, seeking to gather some important fragments narrated by these subjects and at the same time articulating theories about labor and material culture. Based on the oral history methodology, some of the subjects who were active during the period were interviewed and were able to tell their memories about their biographical and labor histories, allowing a reconstruction, even if current updated, of facts about guitar lutherie. That time frame was defined as the beginning of the activity in the country, about ten years after the invention of the electric guitar in the United States of America, and refer to a specific cultural, political and economic in Brazil context, with the arrival of rock n'roll in national territory, and a protected economy, with a restricted importation of goods and the promotion of the local's industry. In this way it was possible to reconstruct the reality of a specific group through their memories and to show, just as the electric guitar presents itself as a hybrid artifact, that lutherie appropriates knowledge and skills from the most distinct areas that intertwine strategies for the construction of a specific technology. Considering the three theoretical pillars proposed as a basis, it was possible to understand the chains of the trajectories of each constructor and, based on the practices, spaces and intentionalities exposed, it was possible to narrate a version of the Brazilian history of electric guitar lutherie. Keywords: Material Culture, Memory, Labor, Lutherie, Electric Guitar. | - |
| Formato: dc.format | 252 p. : il. (algumas color.). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura material | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Memoria | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Fabricantes de instrumentos de corda | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Guitarra elétrica | - |
| Título: dc.title | Histórias da luteria de guitarras elétricas : memória e trabalho nos anos 1960 em São Paulo | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: