Avaliação da linguagem expressiva e compreensiva do sujeito surdo em libras

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Autor(es): dc.contributorPatrícia Paula Schelp-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Edilaine, 1974--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:08:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:08:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-16-
Data de envio: dc.date.issued2018-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/62417-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62417-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Patrícia Paula Schelp-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Linguagem e Comunicação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionEste estudo objetivou verificar o nível de desenvolvimento linguístico na Língua Brasileira de Sinais - Libras de uma pessoa surda, através do Instrumento de Avaliação da Língua de Sinais (IALS), desenvolvido por Quadros e Cruz (2011), que investiga o processo de aquisição da linguagem e identifica o nível de desenvolvimento de participantes surdos (a partir dos quatro anos). A questão norteadora deste estudo foi como avaliar o nível linguístico de uma pessoa surda, indígena, adulta e sem domínio da sua língua materna? A metodologia adotada nesta pesquisa é a qualitativa cujo procedimento foi o estudo de caso. O referencial teórico foi embasado sobre o estudo da surdez e da Libras, a partir dos autores: SKLIAR (2001), GESSER (2009), CORCINI (2011), STROBEL, (2007). Os resultados demonstraram que, o aspecto da linguagem compreensiva em Libras do sujeito analisado, é relevante, dizer que por causa do histórico de aquisição da Libras foi tardia o sujeito analisado tem falhas no aprendizado. Sob o ponto de vista da linguagem expressiva, o sujeito demonstrou conhecimento dos fatos da história narrada, porém na expressão em libras ainda requer mais conhecimento da gramática de sua língua. O instrumento de avaliação possui atividades de avaliação que podem ser de grande auxílio para um professor que pretende compreender o nível linguístico de um sujeito surdo.-
Formato: dc.format21 p.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectLinguagem e comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectSurdos - Linguagem por sinais-
Palavras-chave: dc.subjectLIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais)-
Título: dc.titleAvaliação da linguagem expressiva e compreensiva do sujeito surdo em libras-
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