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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Patrícia Paula Schelp | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral | - |
Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Edilaine, 1974- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:08:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:08:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-16 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/62417 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62417 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Patrícia Paula Schelp | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Licenciatura em Linguagem e Comunicação | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Este estudo objetivou verificar o nível de desenvolvimento linguístico na Língua Brasileira de Sinais - Libras de uma pessoa surda, através do Instrumento de Avaliação da Língua de Sinais (IALS), desenvolvido por Quadros e Cruz (2011), que investiga o processo de aquisição da linguagem e identifica o nível de desenvolvimento de participantes surdos (a partir dos quatro anos). A questão norteadora deste estudo foi como avaliar o nível linguístico de uma pessoa surda, indígena, adulta e sem domínio da sua língua materna? A metodologia adotada nesta pesquisa é a qualitativa cujo procedimento foi o estudo de caso. O referencial teórico foi embasado sobre o estudo da surdez e da Libras, a partir dos autores: SKLIAR (2001), GESSER (2009), CORCINI (2011), STROBEL, (2007). Os resultados demonstraram que, o aspecto da linguagem compreensiva em Libras do sujeito analisado, é relevante, dizer que por causa do histórico de aquisição da Libras foi tardia o sujeito analisado tem falhas no aprendizado. Sob o ponto de vista da linguagem expressiva, o sujeito demonstrou conhecimento dos fatos da história narrada, porém na expressão em libras ainda requer mais conhecimento da gramática de sua língua. O instrumento de avaliação possui atividades de avaliação que podem ser de grande auxílio para um professor que pretende compreender o nível linguístico de um sujeito surdo. | - |
Formato: dc.format | 21 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e comunicação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Surdos - Linguagem por sinais | - |
Palavras-chave: dc.subject | LIBRAS (Lingua Brasileira de Sinais) | - |
Título: dc.title | Avaliação da linguagem expressiva e compreensiva do sujeito surdo em libras | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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