Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barra, Eduardo Salles de Oliveira, 1964- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia | - |
Autor(es): dc.creator | Grison, Everton Marcos, 1989- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:01:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:01:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/62413 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62413 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Eduardo O. S. Barra | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 30/04/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 141-145 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este projeto desenvolve uma ideia de formação que leva em conta o contato dos alunos com os conceitos, a partir de excertos de textos e da produção artística do fanzine, com base nos desenvolvimentos teóricos de Theodor Adorno sobre educação e a teoria da semiformação. Esta fundamentação desdobra-se na elaboração concreta de uma metodologia de leitura dos excertos de textos de filosofia na escola. Levando em conta isso, propicia-se um ambiente de experiência formativa que qualifica a produção dos fanzines, manifestações artísticas que demandam poucos recursos e contribuem para a formação discente. A parte prática do projeto é permeada pelo problema da definição de obra de arte, situado interior do conteúdo estruturante de Estética, na expectativa de que ele proporcione o elo entre a formação por meio dos conceitos, os excertos de textos e a produção de fanzines. Nesse contexto, os fanzines passam a ser vistos como técnica e tema próprio das investigações filosóficas, na medida em que manifestam significativo apelo estético. Desta maneira, projeta-se um aperfeiçoamento da aula de filosofia, mediado tanto por uma experiência formativa, alicercada no contato reflexivo dos discentes com os recortes textuais quanto por uma experiência estética, na qual o discente é confrontado com o desafio da produção e da definição de uma obra, temas fundamentais para o trabalho com a filosofia. Com isso, o discente se torna agente direto da sua formação, enquanto a filosofia converte-se num fator indispensável para este processo formativo. Palavras-chave: Formação; Conceito; Leitura de Textos; Fanzine; Ensino. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This project develops an idea of formation that takes into account the students' contact with the concepts, beginning with excerpts from texts and the artistic production of the fanzine, based on Theodor Adorno's theoretical developments on education and the theory of semiformation. This reasoning unfolds in the concrete elaboration of a methodology of reading the excerpts of philosophy texts in the school. Taking this into account, it provides an environment of formative experience that qualifies the production of fanzines, artistic manifestations that demand few resources and contribute to the student formation. The practical part of the project is permeated by the problem of the definition of a work of art, located inside the structuring content of Aesthetics, in the expectation that it provides the link between the formation through concepts, excerpts of texts and the production of fanzines. In this context, the fanzines are seen as a technique and theme of philosophical research, insofar as they manifest significant aesthetic appeal. In this way, an improvement of the philosophy class is projected, mediated as much by a formative experience, based in the reflective contact of the students with the textual cuts as by an aesthetic experience, in which the student is confronted with the challenge of the production and the definition of a work of art, fundamental themes for working with philosophy. With this, the student becomes a direct agent of his formation, while philosophy becomes an indispensable factor for this formative process. Keys words: Formation; Concept; Reading of Texts; Fanzine; Teaching. | - |
Formato: dc.format | 176 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Título: dc.title | A Leitura de textos e a produção de fanzines como mediações da formação pelo conceito no ensino de filosofia | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: