Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Panossian, Maria Lucia | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Witt, Claudia Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-21T23:51:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-21T23:51:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/62407 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62407 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Professora Drª Maria Lucia Panossian | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 27/02/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 153-161 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo reconhecer elementos essenciais e estruturantes da Didática da Matemática como disciplina nos cursos de Licenciatura em Matemática a Distância e que respondam à questão norteadora da investigação: O que caracteriza a disciplina Didática da Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática a Distância? Para alcançar o objetivo proposto busca-se estabelecer um percurso histórico à Educação a Distância no Brasil. Este direciona a pensar na organização atual dos cursos de Licenciatura em Matemática a Distância e nas possibilidades de articulações entre os conhecimentos matemáticos e os didáticopedagógicos na disciplina Didática da Matemática. Pretende-se também desvelar um horizonte antevisto para a Didática da Matemática apontando-se momentos considerados relevantes na trajetória da Didática e da Didática da Matemática. Considera-se que, ao se compreender a visão que os pesquisadores apresentam sobre o significado e o papel que a disciplina desempenha na formação do professor de matemática, torne-se possível reconhecer as relações que os seus conhecimentos estabelecem com o conhecimento matemático e as possibilidades de práticas que os formadores de professores podem desenvolver no processo de formação docente. Deste modo, assume-se como olhar teórico sobre esta investigação, a Teoria Histórico-cultural e a Teoria da Atividade (necessidades, motivos, objetivos, ações e operações). Compreende-se que através da organização de atividades de ensino o sujeito licenciando se desenvolve, transformandose e transformando o contexto onde se insere. Para atingir o objetivo proposto, o percurso metodológico dividiu-se em duas partes: na primeira centram-se esforços na busca pelas instituições públicas brasileiras que oferecem cursos de Licenciatura em Matemática a Distância para se coletar planos de curso, matrizes curriculares e ementas do curso e da disciplina Didática da Matemática. Na segunda parte, realiza-se a observação das aulas da disciplina em um dos cursos que a oferecem em seus currículos. De posse dos dados, a análise pretendida baseia-se na análise documental, complementando-se com os elementos captados durante a observação realizada na disciplina de "Iniciação a Pesquisa em Didática da Matemática" oferecida por um dos cursos anteriormente identificado. Este processo pauta-se no materialismo histórico-dialético, adotando-se os pares dialéticos sujeito-objeto, conteúdo-forma e teoria-prática. Pretende-se reconhecer pelo par dialético sujeito-objeto, o perfil de sujeito pretendido por estes cursos, os objetivos traçados pela instituição e pela disciplina para atender a este perfil. Pelo par dialético conteúdo-forma buscam-se nos planos de curso e nas ementas da disciplina Didática da Matemática, os conteúdos programáticos e a forma como eles são abordados. Pelo par dialético teoria-prática, buscam-se os aspectos teóricos e práticos relacionados à formação do professor e que se evidenciam na disciplina. Almeja-se identificar a especificidade da disciplina Didática da Matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática a Distância, a qual se revela pelas intenções do curso quanto à formação do sujeito, pela forma adotada para o desenvolvimento dos conteúdos programáticos e pelos aspectos teóricos e práticos evidenciados. Assim, foi possível caracterizá-la como disciplina teórica abordando um grande rol de conteúdos, assumindo forma expositiva inclusive para produção e análise de situações didáticas com o objetivo de formar o professor e também o pesquisador em Educação Matemática. Palavras-chaves: Didática da Matemática. Licenciatura em Matemática a Distância. Teoria Histórico-cultural. Teoria da Atividade. Formação de professores de Matemática. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present work aims to recognize the essential and structural elements of the Didactics of Mathematics as subject the Distance Learning Courses in Mathematics and answers the investigation leading question: What does specify the subject of Didactics of Mathematics in Graduation Course in Mathematics at Distance? To reach the proposed aim, the essay seeks out to know the historical journey of the Distance Learning in Brazil, the current organization of Distance Mathematics Degree Courses and possibilities of articulations among the Mathematics knowledge and didactic- pedagogical at the subject of Didactic of Mathematics. This search has as intention to unveil a preview horizon for the Didactic of Mathematics while points considered relevant moments in the trajectory of Didactic and Didactic of Mathematics. It is considered that, understanding the vision the researchers present about the meaning and the role the subject plays in the development of the Mathematics teacher, it is possible to recognize the relation the their knowledge establish with the mathematics knowledge and the possibilities of the practise of the teacher's trainers may develop in the process in the educational formation. Therefore, it is assumed with the theoretical look over this investigation, the Theory Historic-Cultural and Theory of Activity (necessities, reasons, aims, actions and operations). It is understood that through the organization of the teaching activities the graduating subject may develop themselves, turning into and turning the context where they are inside. To reach this intended purpose, the methodologic way has divided in two parts: firstly, the efforts focus to search for Brazilian Public Institutions that offer Distance Graduation Courses to gather plans course, curriculum matrix, course and Didactic of Mathematics description. In the second part, it is realized the class observation of that subject in one among the course that offers it in its curriculum. After gained the data, the intended analysis is based in documental analysis, complementing each other with the captured materials during the observation that was realized in the subject "Introduction to Research in Didactic of Mathematics" offered by one of the courses before identified. This process is based in materialism historic-dialectic, adopting the dialectical pairs subject-object, content-form and theory-practise. It was intended to recognize by the dialectical pair subject-object, the profile of the required subject for these courses, the planned objectives by the institutions and by the subject to satisfy this profile. By the dialectical pair contentform, it was sought, in the plans course and in the curriculum matrix of the subject Didactic of Mathematics, the program contents and how they are taught. By the dialectical pair theory-practise, it was sought the theoretical and practical aspects connected to the teacher training that are evident at subject. It was aimed to determine the specificity of the subject Didactic of Mathematics at Graduation Courses in Mathematics at Distance that is revealed by intentions of the course in the formation of the subject, by the used form in the development of the program contends and by revealed theoretical and practical aspects. In this way, it was possible to mark it as theoretical subject that approaches a great list of contents, assuming the expository form inclusive for production and analyses of the didactic situations in order to train the teacher and the researcher of Mathematics Education too. Key words: Didactic of Mathematics. Distance Learning in Mathematics. Theory Historic-cultural. Theory of Activity. Mathematics Teacher Training. | - |
Formato: dc.format | 167 p. : il. (algumas color.). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Didatica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Licenciatura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Matemática | - |
Título: dc.title | A didática da matemática como disciplina : um estado em cursos de licenciatura em matemática à distância | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: