Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Luiz Everson da, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral | - |
Autor(es): dc.creator | Dallegrave, Vanessa, 1981- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2019-08-22T00:21:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2019-08-22T00:21:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-08-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/62374 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62374 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Luiz Everson da Silva. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Ciências | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem a finalidade de descrever as vivências dos Estágios realizados durante o Curso de Licenciatura em Ciências da Universidade Federal do Paraná - Setor Litoral, turma de 2015. Os estágios foram realizados em dois colégios deste Município de Matinhos - PR, sendo Estágios I e II no Colégio Estadual Sertãozinho, e Estágios III e IV no Colégio Estadual Gabriel de Lara. Os dois primeiros Estágios, no Colégio Sertãozinho, foram estágios observatórios tanto em sala de aula como na gestão escolar do Colégio e documentos como Projeto Político Pedagógico - PPP e parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio - PCNS. Os Estágios III e IV foram além da observação, com intervenção nas salas de aula, colocando em prática os Planejamentos de aulas, onde tive a oportunidade de vivenciar a realidade dentro das salas de aula. Cada estágio teve sua devida importância, porém o quarto (último) foi onde tive um contato maior com os alunos e conheci de perto as dificuldades individuais de cada um para estarem freqüentando o Colégio, bem como a dificuldade da professora para manter os alunos ativos e poder dialogar sobre os diferentes temas de forma que atraísse a atenção dos mesmos, fazendo com que não desistissem de estudar. Neste período também me surpreendi com casos burocráticos, os quais julgo completamente desnecessários entre a escola, professores e alunos, que acabaram impedindo muitos avanços e oportunidades para todos. A partir desta observação, que se centra na gestão escolar, eu como estagiária e mãe de aluna do 7.º ano naquela ocasião, tomei a decisão de acompanhar de perto a Associação de Pais, Mestres e Funcionários - APMF, do Colégio Estadual Gabriel de Lara. Em outubro de 2016, juntamente com outras mães, professores e alguns funcionários criamos uma nova Chapa para concorrer na Eleição da APMF, que assumiria em janeiro de 2017, ano seguinte. Denominamos então como: RENOVA GABRIEL, e vencemos com aproximadamente 80% dos votos. Neste mesmo ano de 2016, antes da posse, já demos inicio as atividades e projetos, colocando em prática as idéias, arrecadando verbas para a manutenção e demais necessidades do colégio. Foram promovidas rifas, festas, bingo, divulgação de trabalho voluntário, criadas equipes de pais dispostos a ajudar na manutenção, na parte elétrica, pintura e gincanas. Também demos andamento na parte documental, para criação de CNPJ e demais documentos exigidos. Nosso foco principal inicial, era instalar nas salas de aula um armário para que os alunos não precisassem carregar diariamente em suas mochilas escolares todo o peso do material que a escola exige, tendo em vista que existem Leis que protegem os alunos, advertindo que o peso em mochilas escolares não pode ser superior a 10% do peso do aluno, e obriga que todas as Escolas tenham armário nas salas de aula, conforme Lei Federal n.º 2.419 de 23 de Maio de 1.996. Mas, infelizmente, com o passar dos meses, com muito trabalho e força de vontade de todos os integrantes envolvidos na APMF, fomos perdendo forças pelo fato de tanta dedicação sem resultado. | - |
Formato: dc.format | 38 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Organização e administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Experiencias | - |
Título: dc.title | Estudar deveria ser mais leve. | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: