Sentidos sobre a biologia molecular no ensino médio : potencialidades e limitações de uma sequência didática com enfoque nos Estudos da Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorPereira, Patrícia Barbosa, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática-
Autor(es): dc.creatorLavarda, Tabatta Cristina Fritzen da Silva, 1987--
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-22T00:19:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-22T00:19:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-20-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/62329-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62329-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof(a). Dr(a). Patrícia Barbosa Pereira-
Descrição: dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 22/02/2019-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 135-139-
Descrição: dc.descriptionResumo: A partir das dificuldades enfrentadas cotidianamente por professores de Biologia para despertarem o interesse dos estudantes em aprenderem assuntos relacionados à Biologia Molecular, propusemos, neste trabalho, a discussão de uma abordagem de ensino dessa disciplina pela implementação de uma sequência didática fundamentada em estratégias de ensino-aprendizagem com enfoque nas relações dos Estudos sobre a Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS) de referenciais latino-americanos. Buscamos analisar os processos de construção de sentidos dos estudantes acerca dos conteúdos discutidos em sala de aula, além de evidenciar a importância da linguagem e a contribuição da leitura e da escrita na construção desses sentidos. Como referencial teórico-metodológico utilizamos os ECTS e a Análise de Discurso (AD) de linha francesa. A partir de uma abordagem qualitativa, de natureza interpretativa, com observação participante, esta pesquisa foi desenvolvida em um Colégio da Rede Estadual, no município de Curitiba, com 34 estudantes do 1o ano do Ensino Médio. A constituição dos dados foi realizada por meio de atividades produzidas pelos estudantes, observações das aulas, diários de bordo e das gravações em áudio. Para o tratamento dos dados foi utilizada a AD. Os resultados demonstraram que a sequência didática permeada pelos ECTS proporcionou condições para que os estudantes pudessem construir redes de sentidos a partir dos assuntos discutidos em sala de aula, tais resultados contribuíram, também, para o desenvolvimento de processos de argumentação e o senso crítico dos estudantes, estimulando posicionamentos sobre questões científicas e tecnológicas que venham à interferir na sociedade em que estão inseridos. Dentre algumas limitações em relação à abordagem ECTS no Ensino de Biologia, podemos destacar que elaboração da sequência didática exige uma dedicação considerável, na qual o professor precisa escolher os temas sócio-científicos e organizar as discussões de acordo com o tempo das aulas. Palavras-chave: Ensino de Biologia, ECTS, sequência didática, leitura e escrita.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: From Biology teachers' difficult that are faced everyday to awakening the curiosity and interest of students to learn Molecular Biology, the present study aim to discuss a teaching approach of that subject by a didactic sequence based on teaching-learning strategies focus in the relationship proposed by Science, Technology and Society Studies (STSS). Therefore, we are looking for analyze the construction process of students' meaning about the contents discussed in classroom, emphasizing language importance and reading and writing contribution in the construction of meanings. As a theoretical-methodological reference, the ECTS and French Discourse Analysis (DA) is used. This research was conducted in a College of State Network, in Curitiba, with 34 students of 1st year of High School. This study is based on qualitative research approach, with interpretative point of view and participant observation. The data construction was made by students' productions, classes observation, logbooks and audio records. For data treatment was used DA. The results shown that didactic sequence with STSS strategies can provide conditions for students construct meaning related to the subjects discussed in the classroom and contributing, as well, for the develop of argumentation process and critical sense of the students to be able to have position on scientific and technological issues, with responsibly, in the society that they are part. Some limitations related to STSS approach in the Biology Teaching, we can highlight the considered portion of time required by elaboration of didactic sequence, in which professor must choose socio-scientific subjects, organizing discussions in class time. Keywords: Biology Teaching, STSS, didactic sequence, reading and writing.-
Formato: dc.format166 p. : il. (algumas color.).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia molecular-
Palavras-chave: dc.subjectBiologia (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Matemática-
Título: dc.titleSentidos sobre a biologia molecular no ensino médio : potencialidades e limitações de uma sequência didática com enfoque nos Estudos da Ciência, Tecnologia e Sociedade (ECTS)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.