Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Maurizio Filippo di, 1982- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofia | - |
Autor(es): dc.creator | Luz, Clodoaldo da, 1983- | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:54:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:54:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-19 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/62326 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62326 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Professor Doutor Maurizio Filippo Di Silva | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa : Curitiba, 26/02/2019 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 97-103 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem a intenção de analisar o projeto agostiniano de refutação da postura cética acadêmica, advogada por Arcesilau em 264 a. C. e Carnéades em 155 a. C., que afirmava a inacessibilidade do conhecimento ao homem e a suspensão do assentimento. Tal projeto ocorre quando em 386 d. C., na estadia em Cassicíaco, Agostinho redige o diálogo filosófico Contra os Acadêmicos. Na investigação da resposta de Agostinho à postura cética acadêmica, assumiremos a hipótese de que é no referido diálogo que Agostinho funda o seu cogito como um dos argumentos para responder tal posicionamento epistemológico acadêmico. Partindo dessa asserção, nosso propósito é apontar que a busca da Verdade fora uma atividade importante para Agostinho e que, portanto, a reafirmação da possibilidade do conhecimento constitui um dos pilares de sua oposição ao posicionamento epistemológico acadêmico. Assim, num primeiro momento, esta pesquisa apresenta uma síntese da trilha filosófica de Agostinho com o intento de contemplar a Verdade, apresentada por ele mesmo nas Confissões. Em seguida, analisa o Contra os Acadêmicos, obra na qual há a contraposição agostiniana à postura cética acadêmica. Por fim, conclui com a avaliação de algumas interpretações sobre o cogito agostiniano, com o intuito de reafirmar a hipótese de que no Contra os Acadêmicos é possível rastrear a gênese do cogito agostiniano e que este se relaciona com as objeções agostinianas à postura cética acadêmica. Palavras-chaves: Conhecimento; Postura cética acadêmica; Contraposição; Cogito; Objeções. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present work intends to analyze the Augustinian project of refutation of the skeptical academic position advocated by Arcesilau in 264 a. C. and Carneades in 155 a. C., in which they affirmed the inaccessibility of knowledge to man and the suspension of assent. Such a project occurs when, in 386, during his stay in Cassicíaco, Augustine, wrote the philosophical dialogue Against the Academicians. In the investigation of Augustine's response to the skeptical academic stance, we will assume that it is in this dialogue that Augustine bases his cogito as one of the arguments to answer such an epistemological academic position. From this assertion, our purpose is to point out that the search for Truth was an important activity for Augustine and that, therefore, the reaffirmation of the possibility of knowledge constitutes one of the pillars of its opposition to the academic epistemological position. Thus, at first, this research presents a synthesis of the philosophical trail of Augustine with the attempt to contemplate the Truth, presented by himself in the Confessions. Next, it analyzes Against the Academicians, a work which presents the Augustinian opposition to the skeptical academic stance. Finally, it concludes with the evaluation of some interpretations on the Augustinian cogito, in order to reaffirm the hypothesis that in Against the Academicians it is possible to trace the genesis of the Augustinian cogito and that this is related to the Augustinian objections to the skeptical academic stance. Keywords: Knowledge; Skeptical academic stance; Opposition; Cogito; Objections. | - |
Formato: dc.format | 104 p. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Agostinho, Santo, Bispo de Hipona, 354-430 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Conhecimentos - Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ceticismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Filosofia | - |
Título: dc.title | A Gênese do cogito agostiniano no Contra os acadêmicos | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: