
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Jean Carlos, 1980- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
| Autor(es): dc.creator | Lecheta, Andrio Robert, 1992- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:45:57Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:45:57Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-07-06 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/62313 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62313 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalves | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 08/03/2019 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 165-173 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo, vinculado ao grupo de pesquisa ELiTe - Laboratório de Estudos em Educação performativa, Linguagem e Teatralidades - UFPR - CNPq, tem como objetivo analisar e compreender como as práticas teatrais universitárias provocam novas possibilidades na relação do sujeito (homem do campo) com seu corpo, masculinidade e compreensão de si. Parte - se do conceito de autoficção (Serge Doubrovsky) e da possibilidade de uma escrita de si. Esta investigação é também a própria experiência, sendo o Ato I um exercício desta construção narrativa que permeia realidade e ficção e se distancia das autobiografias, trazendo a autoficção como ferramenta de apreensão do mundo. No que se refere ao Ato III e a busca de traçar relações entre o homem do campo e os atuais estudos de masculinidades, o desafio da pesquisa se encontra na construção de caminhos que estendam estes estudos às masculinidades do campo, ainda pouco exploradas na academia. A investigação está ancorada na perspectiva dialógica e nos estudos de Bakhtin e o Círculo. O material analisado será uma seleção de meus trabalhos realizados nas disciplinas práticas do curso de Tecnologia em Produção Cênica da Universidade Federal do Paraná, produzidos entre 2012 e 2016. Palavras-chave: Educação. Bakhtin. Perspectiva Dialógica. Campo. Autoficção. Masculinidades. Teatro Universitário. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This essay, linked to the research group ELiTe (UFPR/ CNPq) - Laboratory of studies in perfomatic education, language and theatricality, aims to analyze and understand how the academics theatrical practices build new possibilities for the individual relationship (countryside man) with his body, masculinity and his selfunderstanding. The starting point was the autofiction concept (Serge Doubrovsky) and the possibility of a self-written. This investigation provides its own experience, Act I will be an exercise of this narrative construction, that walks between reality and fiction and distances itself from autobiographies, using the autofiction as a world comprehension tool. The main goal on Act III, is to map the relationships between the countryside man and the current masculinities studies, which is quite challenging, because there aren't enough studies that goes all the way to the countryside to study such characteristics. The investigation supports on the dialogical perspective, Bakhtin's studies and the Circle. All material analyzed will be selected from my own written papers, during practical courses on the scenic production technology course at Federal University of Paraná, produced between 2012 and 2016. Keywords: Education. Bakhtin. Dialogical Perspective. Countryside. Autofiction. Masculinities. University Theater. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Bakhtin, M. M. (Mikhail Mikhailovich), 1895-1975 | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Teatro universitario | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Masculinidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
| Título: dc.title | "Vocês acham que eu sou macho?" : autoficção, masculinidade(s) do campo e o teatro universitário em perspectiva dialógica | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: