Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Lima, Lenir Maristela Silva | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Graduação em Ciências | - |
Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Valéria Claudino | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:41:34Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:41:34Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-20 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/62303 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62303 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Emerson Joucoski. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Graduação em Ciências | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Nessa monografia relato minhas vivências de estagio e de docência compartilhada no curso de Licenciatura em Ciências. Os capítulos a seguir trarão as descrições das atividades de estágio. No primeiro relato as atividades são de observações desenvolvidas no colégio Terezada Silva Ramos em Matinhos e no período matutino. No segundo estagio continuo no mesmo colégio, porém com intervenções e em conjunto com o PIBID. No terceiro mudo de colégio, vou para o colégio Paulo Freire em Pontal do Paraná, desenvolvendo intercalado sala regular e sala de recurso. No quarto e último concluo com o Colégio Gabriel de Lara em Matinhos no período noturno. Neste trabalho trago também a ênfase em docência compartilhada, pois meus quatro estágios foram desenvolvidos em conjunto, em especialcom a discente Daiane de Souza e com outros colegas de turma. Com essas atividades ainda ligo os eixos propostos na Universidade: trago as atividades do estágio junto com a proposta do PA. No PA trago a educação ambiental enfatizando a realidade local | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino (Estágio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Experiências | - |
Título: dc.title | A realidade local e a docência compartilhada na escola com o olhar de uma estagiária | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: