Estratégias de marketing dos supermercados paranaenses frente aos grupos globais

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Autor(es): dc.contributorAkel Sobrinho, Zaki, 1957--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Marketing Empresarial-
Autor(es): dc.creatorBurkot, Ana Paula-
Data de aceite: dc.date.accessioned2019-08-21T23:05:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2019-08-21T23:05:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2007-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/62293-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62293-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Zaki Akel Sobrinho-
Descrição: dc.descriptionMonografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Marketing Empresarial-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo possui o objetivo de analisar quais foram as estratégias de marketing adotadas pelos supermercados paranaenses, em especial os situados na cidade de Curitiba, diante da intensiva entrada de concorrentes globais. Busca também determinar as estratégias atuais dessas redes locais, de forma a acompanhar a concorrência e se diferenciar em seus serviços. Como forma de atingir tal fim faz-se uma análise do setor varejista, mais especificamente dos supermercados e do cenário econômico brasileiro na década de 90, período de maior entrada de redes estrangeiras, devido principalmente a abertura econômica e a estabilização dos pregos conseguida através do plano real. Também são estudados os cenários supermercadistas da cidade de Curitiba no período anterior e posterior a entrada de empresas estrangeiras, podendo assim delinear a atual situação de mercado e as estratégias adotadas pelos supermercados paranaenses. A metodologia utilizada contem pesquisas bibliográficas e de campo, explorando o tema de estudo, assim como entrevista pessoal com empresários responsáveis pelo departamento de marketing de supermercados paranaenses. Como base teórica, são estudados autores clássicos do marketing como Philip KOTLER (1998), do marketing de varejo como Alexandre Luzzi LAS CASAS (2000) e o modelo de estrategias e forças competitivas definido por Michael E. PORTER (1998). A pesquisa deixa clara a utilização, por parte das empresas, de formas alternativas de atração de publico, focando em algum item em específico, como mix de produtos, serviço diferenciado, atendimento ao cliente, programas de fidelidade, entre outros. Os resultados da pesquisa pessoal procuram analisar as estratégias competitivas utilizadas pelas redes locais, tentando tragar as suas fontes de sucesso frente ao enorme poderio de empresas globais.-
Formato: dc.format68 f.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectMarketing - Supermercados - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectSupermercados - Paraná-
Título: dc.titleEstratégias de marketing dos supermercados paranaenses frente aos grupos globais-
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