Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Peixe, Blênio Cezar Severo, 1954- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Políticas Públicas | - |
Autor(es): dc.creator | Camargo, Ironi do Rocio Vieira de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:52:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:52:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-06-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2007 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/62236 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62236 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Blenio Cesar Severo Peixe | - |
Descrição: dc.description | Monografia(Especialização) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Formulação e Gestão de Politicas Publicas | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A Constituição Federal de 1988 adotou o conceito de seguridade social, reunindo, em um mesmo sistema, as políticas de saúde, previdência e assistência social e propondo o sistema de proteção social brasileiro. A assistência social conquista assim, status de politica publica, inaugurando no país um novo padrão de proteção social, afirmativo de direitos sociais. A partir daí, passa por um processo de juridificação, principalmente, com a Lei Orgânica da Assistência Social, com a Política Nacional 2004 e a Norma Operacional Básica 2005. Um desafio se impõe para o gestor desta política: responder as novas configurações da nova Política que vai gradativamente se tornando mais complexa, chegando a implantação de um regime geral próprio de gestão, o Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Pretendeu-se neste trabalho descrever a síntese histórica das transformações que a política de assistência social vem sofrendo nos documentos normatizadores; comparar os Planos Municipais de Assistência Social, elaborados pelos órgãos gestores da política de assistência social com a Política Nacional de Assistência Social vigente; observar se a Política Municipal de Assistência Social, expressa no Plano Municipal foi cumprida, confrontando-a com o Relatório de Gestão Municipal; mapear a estrutura operacional existente nos órgãos gestores de assistência social; levantar informações, com base em entrevistas, para verificar se a prática dos gestores da política de assistência social esta pautada em conhecimento da normativa que regulamenta a assistência social. De forma sucinta pode-se resumir que a organização da gestão nestes municípios esta longe de ser aquela preconizada na legislação orientadora desta política; que os municípios estão reiterando praticas que mantêm as desigualdades e escondem as suas causas, reduzindo a sua ação a programas pontuais, numa perspectiva individualizante, sem observar o conteúdo da PNAS e NOB, sem buscar construir a proteção social afiançada nestes documentos; falta unidade nas informações registradas nos instrumentos de gestão preenchidos pelos municípios; tem estruturas precárias, em termos de recursos humanos e financeiros, bem como de suporte teórico metodológico, para enfrentar as novas responsabilidades e as respostas as demandas impostas. De forma sucinta pode-se concluir que os gestores estão assumindo esta responsabilidade sem o necessário conhecimento que a política exige. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento político - Guarapuava (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência social - Guarapuava (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistencia social - Organização | - |
Título: dc.title | Estudo da concepção da politica publica de assistencia social e o papel do gestor : duas logicas em descompasso na região de Guarapuava | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: