
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Sato, Alessandro Jefferson, 1982- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Palotina. Curso de Graduação em Agronomia | - |
| Autor(es): dc.creator | Coldebella, Vinícius Nava, 1993- | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:37:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:37:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022-04-27 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/62235 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/62235 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador : Alessandro Jefferson Sato | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Palotina, Curso de Graduação em Agronomia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O tomate é uma planta originária da América do Sul e os maiores produtores são China e EUA, o Brasil atinge uma produção de 3,2 milhões de toneladas. O uso da adubação orgânica em hortaliças vem ganhando espaço nos últimos anos, principalmente pela abundância de resíduos orgânicos, baixo custo e facilidade no manejo. Contudo a aplicação somente do material orgânico pode não suprir de maneira adequada a exigência nutricional da cultura. O objetivo foi avaliar o desenvolvimento vegetativo e reprodutivo do tomateiro cv. Compack com adubação orgânica complementada ou não com adubação mineral, conduzido em viveiro na UFPR – Setor Palotina. O experimento foi realizado em DBC com quatro repetições e sete tratamentos, sendo eles, adubação mineral 100%, cama de aviário (CA) 100%, dejeto liquido de suíno (DLS) 100%, cama de aviário 50% e complementação mineral, dejeto liquido de suíno 50% e complementação mineral, cama de aviário e dejeto liquido de suíno e testemunha. O plantio foi realizado dia 5 de Outubro de 2016 e a colheita foi feita conforme a maturação dos frutos sendo realizado as seguintes avaliações: diâmetro do caule, altura da planta, largura da folha, produtividade, acidez total titulável e sólidos solúveis totais. Os resultados foram submetidos ao teste de variância e quando significativo submetido e comparado pelo teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade pelo programa estatisco SISVAR. Para diâmetro e altura houve diferença estatística sendo os melhores resultados obtidos com CA mais DLS aos 30 dias e aos 60 e 90 dais os tratamentos deferiram apenas da testemunha, já para largura de folha nos primeiros 30 dias houve diferença estatística sendo os tratamentos com DLS, CA + mineral e testemunha obtendo os piores resultados porem aos 60 e 90 dias os tratamentos se igualaram estatisticamente diferindo apenas da testemunha. A produtividade obteve diferença entre os tratamentos sendo que o DLS e CA obtiveram as menores produtividades, e a maior foi alcançada com o tratamento mineral. Observou-se que a adubação orgânica é viável para a produção do tomateiro em complemento com a adubação mineral. Palavras-chave: Cama de Aviário. Dejeto Líquido Suíno. Adubação Orgânica. | - |
| Formato: dc.format | 26 p. : Digital. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Agronomia | - |
| Título: dc.title | Resíduos orgânicos no desenvolvimento do tomateiro cv. Compack | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: